PORTALEUCLIDENSE: Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de E. da Cunha é uma jovem e mulher

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de E. da Cunha é uma jovem e mulher

Tomou posse na manhã desta segunda-feira (04) a nova presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Euclides da Cunha (STR), a jovem Elaine Silva. É a primeira vez na história da entidade que uma mulher e jovem assume o cargo mais importante.

Durante a sua fala, a presidente agradeceu cada associado que foi até a sede do sindicato para votar, especialmente nela, e disse que pretende fortalecer ainda mais o trabalho de base realizado pelo sindicato com os agricultores rurais. “O que eu puder fazer para fortalecer e defender a nossa categoria, eu farei, e asseguro isso à nossa categoria porque sou trabalhadora rural e sou da agricultura igual a vocês. Muito obrigada. Garanto a vocês que vou fazer valer a confiança que vocês me deram”, disse a jovem.


Com apenas 27 anos e moradora da comunidade Fazenda Mata, Elaine é associada ao STR desde 2008 e, a partir de 2012, assumiu o cargo de secretária de mulheres. Casada e mãe de uma menina, ela também integra, desde 2008, o quadro de jovens do Coletivo Regional de Juventude e Participação Social (CRJPS), na base de Euclides da Cunha. 

Para o coordenador geral do CRJPS, Dailson Andrade, a ascensão da jovem representa um momento importantíssimo na luta pelo empoderamento da juventude e possui uma simbologia muito forte para as mulheres. “Ver uma jovem trabalhadora rural, negra, daqui e mãe de família, porque Elaine podia entrar nas estatísticas de mulheres que engravidaram sem um planejamento familiar; mas não, sua gravidez aconteceu de forma planejada com seu esposo, e isso a tira das estatísticas de muitas mulheres que saem, engravidam, largam a vida, se isolam da sociedade e ficam dentro de casa sendo empregadas de seus maridos. É um símbolo Elaine ser presidente por causa disso”, avaliou Dailson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário