PORTALEUCLIDENSE: EUCLIDES DA CUNHA Conservação ambiental é tema de encontro entre Coletivo de Jovens de Euclides da Cunha e moradores da Queimada do Raso

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

EUCLIDES DA CUNHA Conservação ambiental é tema de encontro entre Coletivo de Jovens de Euclides da Cunha e moradores da Queimada do Raso

A preocupação com a conservação do meio ambiente, em especial com as questões relacionadas ao aquecimento global e a poluição têm sido pauta na agenda mundial, mas os resultados práticos ainda são modestos diante da tragédia ambiental que acontece diariamente.


Foi essa situação urgente e alarmante que fez com que o Coletivo de Jovens de Euclides da Cunha (Cojec) colocasse na agenda de ações os cuidados com o meio ambiente como uma das prioridades a serem trabalhadas em 2016.

Na tarde deste domingo (14 fevereiro), o grupo retornou ao povoado da Queimada do Raso para dialogar com os moradores através da Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais da localidade. A visita foi um segundo momento da ação ambiental que foi realizada pelo Cojec em dezembro na Cachoeirinha existente na comunidade.

Durante o bate-papo, o Coletivo falou sobre conservação ambiental, abordando com os moradores temas como a importância da preservação de rios e matas ciliares, aquecimento global, mudança climática, efeitos negativos do desmatamento e patrimônio natural.

Seu Francisco, conhecido por todos como Quinho, é morador da comunidade e assistiu atento todas as informações passadas pelos jovens. Ele disse que a intervenção que foi realizada na cachoeira ficou muito bonita, com a limpeza do local, implantação de lixeiras recicladas e instalação de placas com mensagens educativas. “Eu vi lá, mas não sabia quem tinha feito. Muito obrigado, a palestra de vocês foi muito boa, eu nem conversava nada na hora pra não perder o que vocês estavam falando, e pode contar com a gente para o que vocês precisarem”, disse, agradecido.


Iranice, presidente da associação, falou sobre a importância das duas ações realizadas na Queimada do Raso e, assim como muitos dos associados presentes, agradeceu a escolha da comunidade. A proposta do Coletivo de Jovens de Euclides da Cunha é ampliar a discussão para outros povoados da cidade. O grupo foi representado pelos jovens Eduardo do Sindicato, Eusébio Andrade, Layane Moura, Renata Massênio, Josevaldo Campos e Melissa Bonfim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário