PORTALEUCLIDENSE: Rui garante que vai ser parceiro de todos os prefeitos, independente de filiação partidária; Euclides da Cunha é um exemplo

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Rui garante que vai ser parceiro de todos os prefeitos, independente de filiação partidária; Euclides da Cunha é um exemplo

Rui garante que o tratamento será igual a todos os prefeitos, pois a decisão popular tem que ser respeitada

O governador Rui Costa (PT), no final da campanha municipal, visitou os municípios de Cansanção, Valente, Tucano e Conceição do Coité, localizados no território do sisal e Euclides da Cunha no Território Semiárido Nordeste II onde externou sua preferência nas referidas cidades, ou seja, Arivaldo de Souza Pereira (Ari de Almerindo – PDT Cansanção), Ismael Ferreira de Oliveira (PT Valente), Igor Moreira Nunes (Dr. Igor – PT Tucano) Francisco de Assis (PT Coité) e Joseval Almeida Damasceno (Vaval Damasceno – PSD Euclides da Cunha ), obtendo êxito eleitoral apenas em Coité, deixando de certo modo, mágoas na maioria dos eleitores que votaram nos candidatos que venceram.
Passados 45 dias da eleição, Rui Costa retornou a Euclides da Cunha, para inaugurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), uma Unidade Básicas de Saúde,um Centro de Especialidades Médicas e uma Academia da Saúde, município onde não conseguiu eleger Vaval Damasceno (PSD), atual vice-prefeito e que disputava a sucessão da prefeita Fátima Nunes (PSD), que por oito anos comandou o município.


O governador falou ao CN que é apaixonado pela democracia e tem que respeitar a opinião da população. “Estive aqui (Euclides da Cunha), falei ao povo qual era a minha preferência, a decisão popular foi contrária a minha, perdemos por pouco mais de 600 votos e temos que respeitar.Vamos trabalhar juntos com todos os prefeitos e prefeitas que me procurarem independente de filiação partidária”, afirmou o governador .

Em Euclides da Cunha, Luciano Pinheiro Damasceno e Santos 33 anos, engenheiro civil, após tentar sem sucesso a Prefeitura em 2012, manteve firme a sua decisão de tentar administrar o município e conseguiu vencer o pleito em 2 outubro com 51,90%, correspondente a 16.735 votos. Luciano Pinheiro considerou o resultado eleitoral como uma vitória histórica, pois, lutou contra os diversos poderes em várias esferas e nos tempos de crise, faz diferença numa eleição.


Ele também reconheceu que foi muito presente ao longo dos últimos quatro anos, disse ao CN que desde a derrota em 2012, começou a trabalhar de olho em 2016 e em alguns momentos parecia está conduzindo uma prefeitura paralela ao capitanear recursos para aquisição de sete patrulhas agrícolas, construção e recuperação de barragens, banheiros, incentivo da realização de uma copa rural de futebol. Outro quesito que contribuiu para sua vitória, segundo Luciano, foi à fadiga política, pois, em trinta anos, o grupo dos ‘Nunes’, liderado pelo deputado federal José Nunes, só ficou fora do poder no período 2005/2008.

O Democrata Trabalhista falou da certeza da vitória e isto vinha sendo acompanhado através das pesquisas e que tomou corpo em 2014 quando na eleição da nova mesa diretora da Câmara, o grupo da situação com nove vereadores e a oposição seis. “Fizemos uma articulação, três vereadores eram do PT e nós tínhamos votado em Paulo Souto e com muita habilidade conseguimos convencer a maioria a votar na reeleição do vereador Ireno Barreto Miranda que estava rompido com o grupo de Zé Nunes.Ai as pessoas passaram acreditar mais em nós e a campanha só cresceu”,afirmou o Dr Luciano como é conhecido politicamente.

Luciano Pinheiro disse ao CN que já escolheu secretários que vão compor o primeiro escalão, mas só irá divulgar no dia 30, porém garante que eles já estão trabalhando para organizar suas pastas para começarem com muito segurança no dia 02 de janeiro.

De acordo com o próximo gestor, apesar da prefeita Fátima Nunes dizer que vem facilitando a transição, já descobriu que o município não tem certidão junto ao INPS, onde tem um debito de aproximadamente R$ 2 milhões e a prefeita vem trabalhando com liminar.

Dr. Luciano aproveitou a presença do CN e afirmou que há UPA 24 horas, inaugurada no sábado, 17/12, com a presença do governador Rui Costa, ainda não está regulamentada no Ministério da Saúde e assim que tomar posse será feito um estudo de viabilidade e se estiver de acordo com a portaria do MS, deverá continuar, observando inclusive a questão de pessoal verificando o índice. Diante desta situação, Luciano já decidiu que fará uma auditoria durante seis meses.

CALILA NOTICIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário