PORTALEUCLIDENSE: Morrem 52 inocentes em campo de refugiados, bombardeado por engano na Nigéria

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Morrem 52 inocentes em campo de refugiados, bombardeado por engano na Nigéria

Além dos mortos, 13 pessoas ficaram gravemente feridas

Mais inocentes morreram na Nigéria nesta terça-feira (17). Um ataque aéreo matou 52 refugiados em um acampamento no nordeste do país. O alvo do ataque era o grupo extremista islâmico Boko Haram.
Além dos mortos, 13 pessoas ficaram gravemente feridas. Seis membros da Cruz Vermelha estão entre os que não sobreviveram, de acordo com um porta-voz do CICR.

Trabalhadores humanitários da MSF, da Cruz Vermelha e dois soldados se feriram, mas ainda não se sabe quantos ficaram feridos de fato.

O Major General Lucky Irabor disse que ordenou a missão com base em coordenadas geográficas “sobre concentrações de terroristas de Boko Haram em alguma parte da região de Kala-Balge”. Uma investigação será aberta sobre o caso.

“Obtivemos as coordenadas, e ordenei à Força Aérea que interviesse para resolver o problema. Fez-se o bombardeio, mas, infelizmente, habitantes foram alcançados”, acrescentou.

Em nota, a MSF condenou o bombardeio:

“Um ataque em larga escala sobre pessoas vulneráveis que já fugiram da violência extrema é chocante e inaceitável”, declarou o médico Jean-Clément Cabrol, diretor de operações da MSF. “A segurança de civis deve ser respeitada. Convocamos urgentemente todas as partes para garantir a facilitação de evacuações médicas por ar ou terra para sobreviventes que precisem de tratamento emergencial”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário