PORTALEUCLIDENSE: Câmara de Vereadores de Euclides da Cunha informatizada e com mais transparência pública

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Câmara de Vereadores de Euclides da Cunha informatizada e com mais transparência pública

Legislativo está implantando ferramentas que darão mais transparência e acesso à informação aos cidadãos

A partir deste mês de fevereiro, o Poder Legislativo de Euclides da Cunha passará a contar com novas ferramentas eletrônicas que darão mais transparência e acesso à informação aos cidadãos e modernização dos processos legislativos. Trata-se da implantação de sistemas web e gerenciamento digital das ações da Câmara Municipal de Vereadores – CRM.
A modernização da Casa Legislativa torna mais ágil, informatizado e digital os atos legislativos, melhorando-os sua exposição, bem como a disponibilização de painéis de votação, portal na internet e automação do processo legislativo.


Iniciada em 2016, a implantação dos sistemas foi concluída nesta terça-feira (7), com a capacitação dos edis para o uso das novas ferramentas tecnológicas e teste do sistema web disponíveis aos poderes Legislativo e Executivo e aos cidadãos.

O destaque para toda a modernização é o programa na internet denominado Processo Legislativo Digital. Acessando esse sistema na internet, o cidadão pode acompanhar todo o trabalho do legislativo, através do seu computador, notebook, tablet ou smartphone. Conforme divulgado, frequência e ausência dos vereadores, mesa diretora, comissões parlamentares, proposições de cada vereador, projetos de lei em tramitação, votações e o resultado de votações nas comissões e no plenário estarão disponíveis em tempo real na internet.


Aos edis, a modernização mais significativa parece ser o sistema de votação que deverá feito em um tablet. O resultado das votações, entre outros detalhes, será exibido em tempo real, nos monitores de vídeo instalados no Plenário da Casa. Toda a votação será aberta, conforme estabelece Projeto de emenda à Lei Orgânica Municipal, aprovado de forma unanime, em 2016, abolindo as votações secretas na Casa Legislativa, inclusive para a escolha da Mesa Diretora e para a aprovação do orçamento municipal.

Fotos: Jaciel Correia
euclidesdacunha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário