PORTALEUCLIDENSE: Deputado José Nunes anuncia medidas de combate à seca no nordeste do estado

domingo, 12 de março de 2017

Deputado José Nunes anuncia medidas de combate à seca no nordeste do estado

A situação do nordeste do estado está cada dia mais delicada por conta da forte seca que assola a região, e os prejuízos para os pequenos agricultores e pecuaristas são incalculáveis.
Segundo o parlamentar, as ações para minimizar esses danos estão sendo tomadas junto aos órgãos competentes “Pleiteamos junto à CONAB, uma providência no fornecimento do órgão regulador antes do carnaval.
Tive um retorno de Dr. Marcelo, que o preço do milho para alimentação animal, terá um desconto substancial de quase 70% nos próximos dias. Com isso, os pequenos criadores de gado serão beneficiados”.
O deputado teve ainda uma reunião com o diretor da área de crédito rural do Banco do Nordeste, Dr. Romildo, onde relatou a situação que passa o sertão baiano. “Ando em todo o estado e vejo como o povo do sertão está sofrendo com a estiagem. Procurei o Banco do Nordeste para conversar e eles estão estudando como ajudar os pequenos produtores rurais com empréstimos subsidiários”, afirma José Nunes.

No município de Euclides da Cunha, especificamente, o deputado tem empreendido esforços extras. “Procurei a Embasa para pedir mais apoio para as regiões onde temos adutoras, mas a água não chega regularmente. Como a Ruilândia, Lagoa Fechada, Oiteiro, Lagoa do Oiteiro, Queimadas, Usina, Malhada Grande, entre outras. A Embasa acatou esse pedido e até a próxima semana teremos uma maior distribuição de caminhões pipa nessas localidades”.

Para acelerar a distribuição do milho para alimentação dos animais, o parlamentar sugere que sejam utilizados os galpões da cidade localizados na Rua Monte Santo, para isso é preciso verificar quais os reparos precisam ser feitos através da prefeitura. Segundo José Nunes, isso facilitaria a logística de distribuição e armazenamento, e os grãos poderiam ir direto para Euclides da Cunha. “Essas medidas emergenciais irão ajudar bastante na amenização dos danos sofridos com a seca, mas a solução mesmo só virá com a chuva para o nosso povo”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário