PORTALEUCLIDENSE: Juiz Sergio Moro condena Eduardo Cunha a 15 anos e 4 meses de prisão

quinta-feira, 30 de março de 2017

Juiz Sergio Moro condena Eduardo Cunha a 15 anos e 4 meses de prisão

São Paulo – O juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal do Paraná,  condenou nesta quinta-feira (30) o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ) a 15 anos e 4 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva, lavagem e evasão de divisas no caso que envolve a compra do campo petrolífero de Benin, na África, pela Petrobras, em 2011.
Os valores da propina a Cunha teriam saído da compra, pela Petrobras, de 50% dos direitos de exploração de um campo de petróleo em Benin, na África, no valor de US$ 34,5 milhões. O negócio foi tocado pela Diretoria Internacional da estatal, cota do PMDB no esquema de corrupção.

Na decisão, Moro afirma que o peemedebista recebeu 1,5 milhão de dólares (ou o equivalente a 4,64 milhões de reais) em propinas pelo negócio que teria gerado um prejuízo de 77,5 milhões de dólares para a Petrobras.

“A lavagem, no presente caso, envolveu especial sofisticação, com a utilização de não uma, mas duas contas secretas no exterior, em nome de trusts diferentes, com transações entre elas, inclusive com fracionamento quando do recebimento do produto do crime para dificultar rastreamento”, afirma Moro na decisão.

Cunha está preso desde 19 de outubro de 2016, quando foi detido preventivamente no âmbito da Operação Lava Jato em Brasília. Segundo Moro, o tempo que o peemedebista já passou na prisão será descontado da sentença.

MSN NOTICIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário