PORTALEUCLIDENSE: Procuradoria Geral da República envia ao STF 83 pedidos de abertura de inquérito após delações

terça-feira, 14 de março de 2017

Procuradoria Geral da República envia ao STF 83 pedidos de abertura de inquérito após delações

Rodrigo Janot se baseou em denúncias de 78 delatores da empreiteira para listar nomes

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (14/3), 83 pedidos de abertura de inquérito para investigar parlamentares e ministros citados nas delações da Odebrecht. O novo relator da Lava-Jato na Suprema Corte, ministro Edson Fachin, vai avaliar se autoriza ou não as investigações da "nova lista de Janot".
Também foram solicitados 211 declínios de competência para outras instâncias da Justiça, ou seja, casos em que não cabe ao STF julgar pois não há prerrogativa de foro, além de sete arquivamentos e 19 outras providências.

Janot se baseou em denúncias de 78 delatores da empreiteira para listar os nomes. Os acordos foram assinados em 1º e 2 de dezembro de 2016, e homologados pela presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, em 30 de janeiro deste ano. As declarações estão vinculadas à Operação Lava Jato. 

O depoimentos, inquéritos e demais peças enviadas ao STF estão em segredo de Justiça, segundo o Ministério Público Federal e, por isso, não podem ser divulgados. No entanto, Janot pediu a Fachin Fachin a retirada do sigilo do material considerando, considerando o interesse público. 

correiobraziliense.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário