PORTALEUCLIDENSE: Queimadas: amigos fazem campanha na internet para tratamento de jovem com doença rara

quinta-feira, 30 de março de 2017

Queimadas: amigos fazem campanha na internet para tratamento de jovem com doença rara

Amigos do jovem Jordan da Silva Pinheiro, de 20 anos, morador do município de Queimadas, região nordeste da Bahia, iniciaram uma campanha nas redes sociais para ajudar a custear o tratamento dele no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Em novembro de 2014, Jordan foi diagnosticado com colangite esclerosante primária, doença relativamente rara e autoimune, causadora de muita coceira, dores fortes no corpo e um cansaço severo.
Na época, aos 17 anos, ele estava se preparando para entrar para o seminário, mas foi aconselhado a desistir de realizar o sonho de ser padre para se dedicar ao tratamento da doença. “Dentro de mais ou menos um mês eu iria para o seminário, mas tive que desistir. Foi uma decisão muito difícil, mas eu precisava priorizar a minha saúde”, comenta. Desde então, o jovem luta para realizar o tratamento na capital paulista.


Jordan chegou a viver durante seis meses em um abrigo que acolhe pessoas com dificuldade e em situação de rua. “Foi a única alternativa que eu encontrei na época, já que não possuía residência fixa. Também passei um período em casas de pessoas conhecidas, mas a dificuldade financeira fez com que eu interrompesse o tratamento e retornasse para Queimadas”, lamenta o jovem, que atualmente vive com o avô no povoado de Coxos, distante cerca de 3 quilômetros da sede do município.

O alto custo dos medicamentos também tem sido uma das dificuldades enfrentadas por Jordan. “Cada caixa do remédio custa R$ 220, e eu preciso de cerca de seis caixas por mês. Por conta disso, estou sem tomar o remédio há mais de uma semana”, revela.

O jovem conta que ao mesmo tempo em que realiza junto com amigos uma campanha para tentar reunir o valor necessário para custear as despesas da viagem para São Paulo, também busca conseguir ajuda junto ao poder público. “O tratamento já está garantido em São Paulo, e até mesmo o transplante de fígado, caso haja necessidade, mas eu preciso da ajuda financeira para custear as despesas com passagens, hospedagem e alimentação, por exemplo. Além da campanha na internet, procurei a secretaria de saúde de Queimadas e ficaram de me ajudar, mas não tem nada certo até o momento”.

Quem quiser entrar em contato para ajudar Jordan a custear as despesas do tratamento pode ligar para o telefone (75) 99880-9890.

Fonte: Notícias de Santaluz

Nenhum comentário:

Postar um comentário