PORTALEUCLIDENSE: Líder de assalto que terminou com morte de dois PMs na Bahia é morto em Goiás

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Líder de assalto que terminou com morte de dois PMs na Bahia é morto em Goiás

Apontado como um dos maiores ladrões de banco do país, ele foi localizado após ações integradas de inteligência entre as polícias da Bahia, Goiás e Mato Grosso
Suspeito de liderar um assalto a banco que terminou com a morte de dois policiais militares em Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano, Carlos Jardiel de Barros Dantas, 40 anos, foi morto pela PM de Goiás em Aragarças, nesta quinta-feira (4). De acordo com a Polícia Civil de Goiás, Jardiel Cabeção, como era conhecido, cometeu crimes em vários estados do país.

O crime na Bahia foi em 22 de janeiro. A quadrilha tentou explodir agências bancárias da cidade e acabou entrando em confronto com a PM, que impediu a ação. Houve troca de tiros. Um carro com explosivos foi achado e outros dois foram queimados, sendo usados para fechar as vias de acesso a Bom Jesus da Lapa. Dois PMs morreram.

Jardiel é considerado um dos maiores assaltantes de bancos do Brasil – ele também comandava roubos a carros fortes e lotéricas. Segundo a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), ele foi localizado após ações integradas de inteligência entre as polícias da Bahia, Goiás e Mato Grosso, além de atuação da Polícia Federal.

O criminoso foi encontrado em Aragarças, onde foi acompanhado por PMs em carro descaracterizado. Mesmo assim, ele acabou notando que era seguido e tentou fugir, atirando na direção dos PMs. A suspeita é que ele estava na região para organizar mais um assalto – ele alugou uma casa e negociava uma fazenda. Ele usava uma identidade falsa, em nome de outra pessoa.

Agora, a polícia procura outros membros da quadrilha que podem estar em Goiás também e a operação segue em andamento em Aragarças e região. “A articulação entre as polícias têm sido determinante para a captura destas quadrilhas especializadas, além de refletir diretamente na redução dos índices de assalto a banco”, diz o secretário Maurício Teles Barbosa.

Crime
A quadrilha tentou assaltar agências do Banco do Brasil e do Bradesco em Bom Jesus da Lapa, mas foi surpreendida pelos policiais da 38ª Companhia, que, em um flagra, conseguiram impedir o assalto. No entanto, houve confronto com troca de tiros. Nesse momento, o soldado José Cardoso Pereira foi baleado e encaminhado a um hospital da região, mas passa bem.

Já os soldados Everton Oliveira, 26 anos, e Gilberto Lemos Silva Júnior, 28, foram rendidos pelos bandidos e encontrados mortos na zona rural do município. Gilberto era policial militar há um ano e sete meses, enquanto Everton integrava a corporação há um ano e oito meses.  Em nota, a Polícia Militar lamentou a perda dos soldados.

Ainda durante a ação criminosa, os suspeitos estouraram transformadores na entrada da cidade e fecharam as saídas de Bom Jesus da Lapa – chegaram até a atravessar um caminhão para impedir o acesso ao município. Foi quando uma guarnição do Bope, que fazia rondas na região, ao se deparar com os criminosos, trocou tiros e um dos integrantes da quadrilha morreu no local. Os demais assaltantes conseguiram fugir.

Fonte: Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário