PORTALEUCLIDENSE: Prefeitos da região se reúnem em Cansanção para construir alternativa coletiva para a destinação dos resíduos sólidos

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Prefeitos da região se reúnem em Cansanção para construir alternativa coletiva para a destinação dos resíduos sólidos

Diante dos imensos desafios do processo de coleta, transporte e destinação dos resíduos sólidos, os municípios de Cansanção, Itiúba, Nordestina e Queimadas se uniram, e convidaram Monte Santo e Quijingue com o intuito de construir uma solução conjunta para o problema.
Criar alternativas coletivas, consorciadas, tem sido a forma mais eficiente para resolver os desafios enfrentados pelos municípios e muitas experiências já em curso pelo Brasil agora comprovam isso. Com este propósito, o CONSISAL em parceria dos municípios está realizando um estudo/diagnóstico visando a gestão de resíduos sólidos de forma compartilhada, o que garante eficiência, redução de custo e cumprimento da legislação vigente.

O pré diagnostico foi apresentado na semana passada, e nesta segunda-feira (03), os prefeitos dos municípios e suas assessorias jurídicas se reuniram na cidade de Cansanção com a  equipe de licitação do Consisal, onde discutiram de forma mais aprofundada o diagnóstico e planejaram os próximos passos.

Anfitrião do encontro, o prefeito Paulinho destacou a importância de uma solução conjunta “A criação de consórcios públicos para a gestão de resíduos sólidos de forma compartilhada é de fundamental importância, se os seis municípios se juntarem para realizar a gestão consorciada de seus resíduos sólidos, terão uma economia gigantesca que poderá ser usada para aplicar em outras áreas e desafogar as finanças” destacou.

As experiências com a construção e manutenção dos aterros revelam que quanto menor o número de habitantes e um município maior é o custo da gestão de resíduos sólidos, o que faz dos consórcios públicos uma das soluções indispensáveis nas pequenas cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário