PORTALEUCLIDENSE.: Homicídios 2018: Tucano lidera em números gerais, e proporcionalmente só perde para Nova Soure.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Homicídios 2018: Tucano lidera em números gerais, e proporcionalmente só perde para Nova Soure.

Em 2018 foram avaliados dados de 16 cidades, são elas: Adustina, Antas, Araci, Banzaê, Cícero Dantas, Cipó, Euclides da Cunha, Fátima, Heliópolis, Jeremoabo, Nova Soure, Paripiranga, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Sítio do Quinto, e Tucano. Vale ressaltar que os dados foram extraídos de matérias jornalísticas veiculadas por este canal de notícias.
Outras cinco cidades ficaram de fora deste estudo por falta de dados, são elas: Crisópolis, Itapicuru, Novo Triunfo, Olindina, e Quijingue.

A Mancha Criminal tem como objetivo não apenas auxiliar as forças policiais, como também deixar à população informada sobre os locais mais críticos de cada cidade.

Nos casos Avaliados, foram analisados, além do quantitativo de homicídios: possível motivação, meio utilizado, localidade, idade, entre outros. Confira:

Homicídios em Números Gerais


Das 16 cidades avaliadas, o destaque ficou para Antas-BA, que neste quesito pode se orgulhar como município mais seguro da região, já que não houve registro de homicídio em 2018 na referida cidade. Já no outro extremo, Tucano teve o maior número de crimes desta natureza, registrando 24 do total de 120, equivalendo a 20% dos homicídios de toda a região. Veja a Ranking e o Gráfico:


Homicídios para cada 100.000 habitantes

Em 2018, o PORTAL ALERTA fez uma análise proporcional, igualando a pesquisa aos números utilizados pelos órgãos de Segurança Pública, avaliando todos os municípios numa possível taxa populacional, no caso 100.000 habitantes, chegando assim a uma proporção. Este número nem sempre pode ser visto como EXATO, porém serve para fazer um comparativo entre os municípios. Neste caso, houve uma mudança no Ranking, no que se diz respeito à liderança, porém Tucano continua nas primeiras posições, perdendo apenas para Nova Soure-BA, que lidera com 58 homicídios/ 100.000 habitantes. Confira como ficaram o Ranking e o gráfico:


Outros dados importantes:

Está comprovado que no mínimo 47,5% dos homicídios cometidos na região, tiveram como motivação o crime organizado. Este número deve sofrer um aumento, já que em muitos casos, no momento do fato, a polícia afirmava que a motivação estava sob investigação, não passando o resultado dos trabalhos em períodos posteriores. Já com relação ao uso de armas de fogo, foram utilizadas em 82,5% dos crimes. Por fim, das 120 vítimas, 87 tiveram as suas respectivas idades divulgadas, chegando a uma média de 27 anos de idade.

PORTAL ALERTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário