Itabuna: Morte de delegado Polícia Civil será discutida em evento

[ Itabuna: Morte de delegado Polícia Civil será discutida em evento]

Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindpoc), em parceria com a Unime-Itabuna, realiza, na próxima quinta-feira (3), às 8h, o evento “Investigação criminal – a Polícia Civil e sua atuação constitucional”. O evento vai reunir palestrantes de diferentes áreas, como da segurança pública e do direito, para discutir os avanços e percalços no trabalho desenvolvido pela Polícia Civil da Bahia.
Fontes do BNews afirmam que o assassinato do delegado da Polícia Civil, José Carlos Mastique, também será tratado no evento.  Ele foi morto no dia 28 de maio, após ser alvejado por policiais militares,
De acordo com o presidente do Sindpoc, Eustácio Lopes, o evento busca abrir a discussão sobre as prerrogativas da Polícia Civil, sobretudo diante de tentativas de esvaziamento do trabalho de investigação, função basilar da corporação. 
“Esse seminário acontece, por exemplo, dois meses após a Secretaria de Segurança Pública da Bahia divulgar a instrução normativa nº 1, de 8 de julho, determinando que crimes violentos letais intencionais cometidos por militares estaduais em serviço sejam apurados exclusivamente pelos próprios militares, incluindo a investigação e o julgamento das responsabilidades”, pontua.
O diretor sindical avalia que nesse momento é crucial esclarecer à sociedade quais são os limites de atuação de cada órgão, divulgar os métodos e resultados do trabalho desenvolvido pela corporação, além de cobrar dos gestores o comprometimento com a autonomia e não com a ingerência e o esvaziamento das funções da Polícia Civil. 
O caso
Segundo a polícia, durante um confusão no centro da cidade,em frente ao Posto Jequitibá, que fica ao lado do Shopping Jequitibá, por volta das 3h20, José Carlos Mastique teria sacado a arma, um revolver cal. 38, contra os militares e foi baleado.

Mastique estava na direção de um Honda City, de cor prata, que se encontrava parado no local, quando os policiais chegaram para averiguar uma suposta denúncia de agressão à uma mulher. Durante a confusão, o delegado foi alvejado com um tiro à altura do peito e chegou a ser socorrido, logo em seguida, pela mesma guarnição para o Hospital de Base de Itabuna, mas não resistiu aos ferimentos.
Tecnologia do Blogger.