Caroço na virilha que aparece e desaparece: o que pode ser?


Na maior parte das vezes, no entanto, os sinais não indicam um problema sério de saúde

A presença de caroços ou nódulos na virilha (ou em outras partes do corpo) pode gerar preocupação, mesmo quando aparecem e desaparecem sozinhos. Na maior parte das vezes, no entanto, os sinais não indicam um problema sério de saúde.
Os pequenos caroços são ínguas que surgem como uma reação natural do corpo quando o organismo sofre algum tipo de infecção.
A íngua (ou gânglio linfático) é formada por glóbulos brancos e, parte do sistema de defesa do corpo, aparece para defender uma região afetada por agentes externos. Uma vez controlada a infecção, os sintomas regridem e a pessoa se recupera. Por isso que os caroços tendem a sumir sem qualquer tipo de tratamento.
É importante ressaltar, no entanto, que se o caroço na virilha permanecer por mais de um mês, aproximadamente, um médico deve ser consultado para investigar as causas do nódulo.

Íngua na virilha: o que pode ser

Infecção de pele

A condição mais simples que pode provocar o aparecimento de caroço na virilha é uma infecção cutânea causada por bactérias, fungos, vírus ou parasitas. Neste caso, a íngua na virilha costuma desaparecer rapidamente, sem representar riscos à saúde.

Sífilis

O caroço na virilha pode, em alguns casos, ser sinal de sífilis, uma infecção sexualmente transmissível (IST) que pode ser contraída por meio de relação sexual sem preservativo. Além da íngua na região, outros sintomas podem aparecer, como feridas na área interna ou externa dos órgãos genitais, ânus e boca.

Linfoma

De acordo com o centro de oncologia do Hospital Sírio-Libanês, ínguas indolores na virilha podem indicar um linfoma, que é um câncer que se origina nas células do sistema linfático e atinge principalmente os linfonodos, responsáveis pela defesa imunológica do organismo.
Outros sintomas de linfoma são: cansaço ou fraqueza, febre, calafrios, sudorese excessiva, perda de peso sem motivo aparente, coceira na pele e dores.
diariovip.novacruzoficialrn.com.br

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.