PF prende em shopping de Salvador líder de facção que teria ordenado 55 mortes em presídio


‘Zaqueu’, homem de confiança de Zé Roberto, é preso na Bahia

Segundo a Polícia Federal, ‘Zaqueu’ teria ligação com o massacre que ocorreu em presídios de Manaus, entre os dias 26 e 27 de maio deste ano, e que vitimou 55 pessoas
A Polícia Federal do Amazonas (PF-AM) informou, na manhã desta quarta-feira (18), que Alan Barbosa Rolim, conhecido como ‘Zaqueu’, homem de confiança do narcotraficante ‘Zé Roberto’, foi preso em um shopping de Salvador, na Bahia, neste domingo (15). A ação conjunta entre as federais do Amazonas e Bahia faz parte da segunda fase da operação ‘Sétimo Círculo’.
Ainda segundo a Polícia Federal, ‘Zaqueu’ teria ligação com o massacre que ocorreu em presídios de Manaus, entre os dias 26 e 27 de maio deste ano, e que vitimou 55 pessoas. A prisão do ‘braço direito’ de Zé Roberto atendeu a um pedido do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, com base no inquérito da PF.
Há indícios de que o referido massacre a detentos foi executado em decorrência de disputas entre integrantes de uma mesma facção criminosa do Amazonas, que atua dentro e fora dos presídios, na prática de tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro, homicídios e crimes correlatos, o que corrobora a hipótese da investigação criminal que ficou a cargo da Polícia Civil (PC).
Durante os trabalhos de investigação foram presos indivíduos que atuavam fora do sistema prisional, mas que eram ligados às duas principais lideranças em disputa pelo controle da facção criminosa. De acordo com o que se apurou, há indícios de que tais indivíduos se encontravam no centro da disputa e tiveram relação com os fatos que ocasionaram o massacre.
Nas duas fases da operação, houve o intercâmbio de informações entre os órgãos de Segurança Pública do Estado, em especial a Inteligência Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e a Polícia Federal.
O nome da operação é uma referência à clássica obra literária de Dante Alighieri, na qual o sétimo círculo é o local destinado às almas dos homicidas.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.