Sopa de morcego pode ter disseminado coronavírus na China


Cientistas acreditam que um “intermediário desconhecido” pode estar espalhando a doença

A disseminação do coronavírus entre humanos na China pode estar relacionado a um consumo de sopas de morcegos que até agora causou 17 mortes, e mais de 600 pessoas foram infectadas na cidade de Wuhan, na China.
Em um estudo divulgado pela “Science China Life Sciences”, aponta que a Coronavírus têm relação com uma sopa de morcego que é consumida na cidade de Wuhan, onde o mamífero é consumido de forma inteira com a barriga aberta.
Existe uma suspeita de contaminação em Belo Horizonte (MG). Cientistas acreditam que um “intermediário desconhecido” pode estar espalhando a doença. “O fato de os morcegos serem os hospedeiros nativos do Whuan COV, seria um raciocínio lógico e conveniente, embora ainda seja provável que haja hospedeiros intermediários na rede de transmissão de morcegos aos seres humanos”, disse os pesquisadores.
Na Bahia, por orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), determinou a revisão dos fluxos de investigação sobre eventuais casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) associada a coronavírus e o encaminhamento das ocorrências suspeitas ao hospital estadual de referência para doença infectocontagiosas, o Instituto Couto Maia, onde será feito rastreamento de contato com pessoas supostamente infectadas pelo vírus.
A Sesab falou em cautela para evitar “medidas restritivas e desproporcionais em relação aos riscos para a saúde e trânsito de pessoas, bens e mercadorias”, já que até o momento não foi registrado nenhum caso no estado da Bahia.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.