DENÚNCIA: Paciente com suspeita de coronavírus expõe as péssimas instalações da UPA


Na sexta, dia 17, a reportagem do www.rotadanoticia.com recebeu uma grave denúncia contra as péssimas instalações da UPA e despreparo do município de Euclides da Cunha com pacientes suspeitos de Covid-19 da UPA que precisam ficar em isolamento.


A paciente Valdilene Sousa Lima, 47 anos, após retornar de Salvador apresentou problema de saúde no final do mês de março e com agravamento do seu quadro clínico procurou atendimento junto a UPA de Euclides da Cunha. Em seu atendimento lhe foi prescrito alguns remédios que não resolveram. Assim sendo, retornou a UPA e de lá foi encaminhada ao Hospital Português, entretanto o Hospital a fez retornar a UPA para atendê-la em virtude do quadro suspeito da Covid-19, onde finalmente foi internada e colocada em isolamento, ficando entre os dias 16 e 17, nesse período fez o teste rápido para Covid-19, tendo o resultado NEGATIVO (NÃO CONSTOU SER PORTADORA DO VÍRUS).

Vaso usado para banho
Porém, justamente neste período de isolamento a Srª Valdirene Souza, relata em vídeos o sofrimento dentro de uma sala com paredes deterioradas, com mofo e infiltração, justamente uma situação completamente adversa que poderia agravar o seu quadro clínico respiratório, pois em relatório médico há constatação de grave desconforte pulmonar, além de que, a sala não tem chuveiro e ela foi obrigada a improvisar um banho usando uma parte de um vaso de desinfetante para pegar água na pia e jogar água em seu corpo.
Toda esta situação caótica expõe uma deterioração do espaço físico da UPA, haja vista, que este estabelecimento está sem nenhuma reforma desde sua inauguração em dezembro de 2017 quando foi entregue pela gestão da ex-prefeita Fátima Nunes.

Este quadro com os espaços físicos da saúde também ocorre com vários postos de saúde do município, os quais não tem recebido a manutenção ou reforma para o atendimento humano e digno, mesmo o município tendo recebido de janeiro a abril R$ 4.930.506,18 (quatro milhões novecentos e trinta mil e quinhentos e seis reais e dezoito centavos) somente para Saúde Pública, sendo que pouco mais de R$ 500 mil reais foi destinado pelo governo federal somente para o combate ao novo coronavírus.
RELATÓRIO MÉDICO
VÍDEO 1:
Desta situação, fica o registro da denunciante de que teve, por parte dos profissionais da saúde, um atendimento regular e satisfatório, porém se sentiu excluída e mal tratada pela situação vergonhosa em que se encontra o espaço físico da UPA e em especial a sala de isolamento em que ela ficou.

VÍDEO 2:
rotadanoticia.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.