Portal Euclidense: Pastores de Coité e outras cidades relatam o que estão fazendo para conduzirem suas igrejas neste tempo de distanciamento social

INICIO

segunda-feira, 13 de abril de 2020

Pastores de Coité e outras cidades relatam o que estão fazendo para conduzirem suas igrejas neste tempo de distanciamento social


O fechamento de igrejas através de decretos em consequência da pandemia do novo Coronavírus tem gerado muita polêmica, mas as que foram questionadas pelo CN se mostraram tranquilas e aceitando as determinações

A preocupação com o novo Coronavírus também chegou aos templos religiosos do Brasil. Desde que foi decretado o distanciamento social, algumas igrejas evangélicas suspenderam cultos e celebrações por tempo indeterminado para evitar a aglomeração e uma possível transmissão em massa do vírus entre os fiéis. Para tentar resolver essa questão, alguns templos têm transmitido mensagens religiosas aos fiéis por meio de serviços de streaming, redes sociais, aplicativos e até do rádio, mas tiveram aquelas que mantiveram alguns eventos, mas orientaram fiéis com mais de 60 anos ficarem em casa.
Assembleia de Deus Missão – O Calila Notícias manteve contato com lideres religiosos para saber quais a determinações tomadas neste período de pandemia. O líder da área de assistência social e evangelista da Igreja Assembléia de Deus Missão de Conceição do Coité, município localizado no território do sisal, cujo templo sede fica no bairro da Rodoviária, Samuel Araújo, respondeu a mensagem afirmando que no próximo dia 18, fará 30 dias que a igreja central e todas as 27 congregações situadas nos bairros e nas comunidades rurais pertencente ao campo de Coité estão com as portas fechadas.


Samuel Araújo

“Nós respeitamos os decretos das autoridades em todos os níveis e também as orientações da OMS e por estas razões estamos fazendo um trabalho de orações e louvores pelas cidades, a exemplo do que fizemos hoje em frente ao hospital, sempre respeitando a distancia entre as pessoas”, falou Araújo.
Hoje congregam na Assembléia de Missão aproximadamente 3 mil pessoas. Samuel também lembrou que a ADM tem realizado trabalhos de doação de alimentos e o pastor presidente Gregg Ferreira tem transmitido os cultos pelas redes sociais da igreja, “são os cultos domésticos que estamos realizando e orando para que tudo passe logo”, concluiu o evangelista.

Fagner Ferreira

O ex-secretário de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Fagner Ferreira, que também é evangélico e residente no Distrito de Salgadália, comunidade onde esta situada o maior número de igreja no interior do município Conceição do Coité, informou que naquela macro-região estão respeitando os decretados e quando fazem algum culto são através de live. A Assembléia de Deus missão de Salgadália é um campo independente de Conceição do Coité e tem a presidência do pastor Edvaldo Batista.

Pastor Edvaldo e esposa Luiza

 Segundo o pastor Edvaldo, no domingo, dia 05, a igreja realizou o ato da Santa Ceia com hora marcada e dentro do templo apenas ele, um auxiliar e três membros por vez de 08h às 17h. O pastor aproveitou o contato com o CN e pediu para que ao prefeito Francisco de Assis (PT) revisse o decreto permitindo que as igrejas realizem seus cultos com no máximo 50 pessoas.
Assembleia de Deus Madureira – O casal de pastores Salvador Lessa e Cláudia Lessa, que também preside a Igreja Assembléia de Deus Ministério de Madureira em Conceição do Coité há 17 anos, cuja implantação da igreja ocorreu há 29 anos no Bairro do Cruzeiro, através de mensagem a pastora Cláudia Lessa, disse que foram suspensos os cultos presenciais, mas nos domingos pela manhã e a noite, nas terças, quintas e sábados, nos horários habituais, são escalados cinco pessoas para estarem no templo realizando a live para que os fiéis possam acompanharem de casa.


Pr. Salvador e Pra. Claudia

“Seguimos as orientações de distanciamento, do uso de álcool em gel, lavar as mãos em obediência as leis, e damos também assistência aos membros e todos que acompanham nossos trabalhos através das redes sociais”, falou a pastora.
Outra ideia da igreja, segundo o pastor Salvador Lessa, é o relógio de oração através dos grupos de WhatsApp “para que o nosso Salvador Jesus Cristo direcione nosso prefeito e sua equipe de crise e interceda diante de Deus para que esse mau passe logo e nossa oração da FÉ alcançará mundo inteiro” finalizou.
Igreja Batista do Avivamento – A pastora da igreja Batista do Avivamento em Coité, Nilza Oliveira Silva, informou ao CN que o templo localizado na Rua 02 de Julho, está sendo aberto aos domingos, terças e sextas-feiras para atendimento.
Nilza é esposa do pastor Almeida 

“A igreja se adaptou a realidade da pandemia e cada pessoa vai individualmente fazer suas orações nos dias de atendimento. Hoje (domingo), por exemplo, a igreja ficou aberta, até às 18h. Não estamos realizando cultos e cada pessoa vai, ora, dedica sua oferta, caso queira, e retorna”, disse.
Congregação Cristã no Brasil –  A CCB não cobra dízimo e tudo que os diáconos, anciões e cooperadores de jovens fazem é voluntário. A pessoa que preside o culto não é titulado como pastor e sim cooperador. É o caso José Zito Santos Souza, conhecido por Zitinho que há seis anos atua como coordenador de ofício ministerial do Povoado de Almas, em Coité.

Pastor Zitinho

Em mensagem ao CN, Zitinho explicou que a Congregação Cristã no Brasil tem o dever de cumprir as exigências das leis e mediante isso tiveram que fechar todas as igrejas e se adaptar a esta realidade. “Com isso nossos cultos estão sendo online aonde toda a nossa irmandade nos dias de cultos nos vestimos adequadamente como se fossemos para nossa igreja e sentamos em frente de um computador ou SmartTV ou até mesmo de Smartphone e assistimos a um culto direto da nossa sede no Brás, São Paulo cantamos os hinos, oramos na hora da oração e ouvimos a palavra e assim nos estamos sendo alimentados pela palavra”, falou o coordenador de oficio ministerial.
Igreja Adventista do Sétimo Dia – O pastor Daniel disse ao CN que há sintonia com as decisões e orientações da Igreja Adventista do Sétimo Dia na América do Sul (DSA) e não estão sendo realizadas atividades religiosas, sociais, eventos e programas tais como os Cultos, Clubes de Desbravadores e de Aventureiros, reuniões de Pequenos Grupos, Treinamentos e Congressos. “É possível acompanhar cultos online e através da TV Novo Tempo, a TV oficial da igreja, nossas reuniões estão sendo online através do aplicativo Zoom.
O CN também manteve contato com os pastores Eduardo (Universal), Tiago (Mundial) e pastora Mirim (Graça), todas em Coité, mais não obtivemos resposta até o fechamento desta matéria.
Outros municípios 
Cicero Dantas – O pastor Levi Leite da Assembléia de Deus Missão, presidente do campo de Cícero Dantas, município localizado no território Semiárido Nordeste II, informou ao CN que se reuniu com o prefeito Ricardo Almeida Nunes (PP) e se colocou a disposição para contribuir com o combate a pandemia.

Levi (E) assumiu o comando da igreja em Cicero Dantas no fim do ano passado

“Sabendo que a igreja é uma grande parceira do município, não estamos fazendo culto de portas abertas pra todos os irmãos e amigos. Estou fazendo culto online pelo Facebook e Instagram e um pequeno número de pessoas se reune em oração no templo todos os dias para estarmos orando pelas autoridades e também pelos profissionais da área de saúde, ou seja, médicos, enfermeiros e todos da equipe da vigilância sanitária e epidemiológica”, falou pastor Levi que aproveitou também para tranquilizar a todos que até o momento não teve nenhum caso do novo Coronavírus confirmado no município.

Araci – O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Jefson Miranda Cardoso (PSD) é evangélico e membro da Assembléia Missão e em contato com CN, disse que depois que o decreto de fechamento do comércio e proibição de eventos como forma de fortalecer o isolamento social, que nenhuma igreja realizou cultos, mas a igrejas podem ser abertas para atendimento espiritual, “não são celebrados cultos”, lembrou Jefinho Carneiro, como é conhecido o parlamentar.
Sobre um vídeo que viralizou na rede social onde o vereador de Teixeira de Freitas, Arnaldo Ribeiro (PT), diz que os pastores de Araci estariam ameaçados de prisão, Jefinho disse que não procede e que ligou pra ele pedindo que se retratasse.
Retirolândia – O pastor Wilson de Oliveira, da Igreja do Evangelho Quadrangular, localizada na Travessa Presidente Médici, disse que a posição da IEQ é vigiar, orar e obedecer às autoridades constituídas, “conforme esta escrito em Romanos Cap.13.v.1.a.7.


Pastor Wilson

Calila Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário