Portal Euclidense: CONSTRANGIMENTO: Após ameaçar blogueiro, prefeito confirma mais 5 casos de Covid-19 em Euclides da Cunha

INICIO

quinta-feira, 14 de maio de 2020

CONSTRANGIMENTO: Após ameaçar blogueiro, prefeito confirma mais 5 casos de Covid-19 em Euclides da Cunha

Durante a semana o prefeito de Euclides da Cunha Luciano Pinheiro, tornou público o seu ímpeto em tentar oprimir e calar as pessoas da imprensa livre ao ameaçar em sua rede social o blogueiro Marcelo Nobre
com processo criminal por este ter divulgado matéria contestando a falta de ações reais da gestão municipal no combate ao Covid-19 e que alguns casos (suspeitos ou confirmados?) estariam sendo desprezados e não corretamente monitorados.
Entretanto, na noite desta quarta, dia 13, a reportagem do blogueiro veio a se concretizar deixando o Prefeito Luciano Pinheiro e sua equipe de governo em constrangimento ao ter que anunciar, INFELIZMENTE, confirmação de mais 5 casos positivos de coronavírus em Euclides da Cunha.
A primeira vítima do dia anunciada é do sexo masculino e autorizou a divulgação de seu nome, (não divulgaremos) é funcionário da Farmácia Básica do município e além dele outras pessoas que tiveram contato com ele também acusaram positivo ao Covid-19, inclusive a sua mãe.
Segundo o próprio paciente, todos estão bem e devidamente isolados.

Outra polêmica que gerou críticas ao prefeito foi a forma abrupta e os instrumentos informais que usou para divulgar o fechamento de todo o comércio do município nos dias de quinta (14) e sexta (15), exceto farmácias e postos de combustíveis.
As críticas se deram em virtude do prefeito já ter o resultado de confirmação durante a tarde e somente a noite em sua rede social fazer o anúncio de fechamento do comércio, inclusive gerando protesto por parte da CDL por não ter recebido o comunicado formalizado e antecipadamente, pegando centenas de comerciantes de surpresa, principalmente os que já tinham adquirido mercadorias para vendas durante este período.
EUCLIDES DA CUNHA SEM PROTEÇÃO, SEM BARREIRAS. ONDE ESTÃO OS MONITORAMENTOS?
Euclides da Cunha tem sido beneficiado com milhões para o investimento ao combate ao coronavírus, somente na última ação do Governo Federal com aprovação do Congresso Nacional foi destinado mais de R$ 5 milhões de reais.
E onde está sendo aplicada essa verba?
Enquanto todos os outros municípios têm investido na compra de aparelhos como os ventiladores artificiais, equipando hospitais e leitos para receberem os contaminados em estado avançado, além de realizar barreiras nas chegadas de suas cidades, o município de Euclides da Cunha tem andado em “contramão” a todas essas ações e infelizmente não se observa ações efetivas e preventivas neste sentido, principalmente no controle e monitoramento de pessoas que chegam de outros Estados, especialmente São Paulo que é o epicentro da pandemia.



Especificamente no tocante ao monitoramento, observamos que até cidades de porte muito inferior a Euclides da Cunha tem registrado quantidade de monitoramentos muito acima, como é o caso de Banzaê que tem até o dia 13/05/2020 o total de 479, enquanto Ribeira do Pombal tem um total de 1578 e Itapicuru são 155 caso monitorados (dados nas imagens acima). Estes dados das cidades vizinhas expõem uma fragilidade nas ações da gestão municipal euclidense, haja vista que, o próprio boletim informativo da Secretaria Municipal da Saúde apresenta apenas o número de 18 pacientes notificados, mesmo após a chegada de centenas de pessoas de outros Estados.
No geral observa-se os atos comedidos, formais e com total simplicidade sem pirotecnias por parte dos prefeitos de cidades da região, enquanto em Euclides da Cunha o Prefeito Luciano Pinheiro tem contrariado estes procedimentos e adotado, neste momento triste e preocupante, um exibicionismo em rede social desnecessário e desrespeitoso às vítimas, familiares e aos cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário