Portal Euclidense: As 50 maiores curiosidades do mundo que pouca gente conhece

INICIO

quarta-feira, 24 de junho de 2020

As 50 maiores curiosidades do mundo que pouca gente conhece


Fizemos uma lista com 50 fatos curiosos que quase ninguém sabe:
há curiosidades sobre ciência, história, animais e até sobre o Brasil. Basta examinar com atenção a realidade à nossa volta para identificarmos inúmeros eventos interessantes. Ora, o mundo é curioso, e adoramos conhecê-lo cada vez mais! Bora lá?

Curiosidades sobre ciência

1. Há mais de um século, os cadernos de Marie Curie continuam radioativos


cadernos Marie Curie
Um dos cadernos da cientista polonesa Marie Curie (1867-1934), a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel.
Os cadernos da cientista Marie Curie, responsável pela descoberta dos elementos químicos polônio e rádio, ainda são radioativos. O longo período de exposição à radioatividade foi fatal para Marie Curie e, mesmo mais de um século depois dos experimentos, os cadernos que ela usava continuam altamente perigosos.

2. Somos povoados por bactérias

Existem mais bactérias no seu organismo do que pessoas em toda a face da Terra. Há aproximadamente 100 trilhões delas vivendo no nosso corpo.

3. As pegadas dos astronautas ainda estão na Lua


Buzz Aldrin
Pegada deixada por Buzz Aldrin em julho de 1969. Crédito da Imagem: Nasa.
Décadas depois do Programa Apollo, ainda é possível seguir os passos dos astronautas que pisaram na Lua. Isso porque na Lua não há atmosfera - portanto, não existe a possibilidade de ocorrer erosão pelo vento ou pela chuva.

4. As bandeiras dos EUA também estão lá

Fotos tiradas em 2009 pelo Orbitador de Reconhecimento Lunar (LRO), uma sonda enviada pela Nasa para monitorar a Lua, provam que as 6 bandeiras deixadas por astronautas norte-americanos entre 1969 e 1975 continuam lá. Mas devido à ação dos raios ultra-violetas, estão completamente desbotadas.

5. Somos o vazio

Temos cerca de 7 octilhões de átomos no nosso corpo. Cada átomo, a unidade básica da matéria, contém um núcleo maciço e denso rodeado por elétrons. Acontece que o núcleo é bem pequeno em relação ao tamanho do átomo. Por exemplo: se o núcleo fosse do tamanho de uma bola de tênis, os elétrons estariam a 500 metros de distância dele! Assim, a maior parte de um átomo é espaço vazio.

6. O cérebro de Einstein ainda está entre nós

Einstein
O cérebro de Albert Einstein (1879-1955), o maior físico de todos os tempos, não pereceu. Ele se mantém conservado até hoje numa solução de etanol e álcool etílico. Cientistas já estudaram o órgão a fim de encontrar explicações para a genialidade de Einstein, mas até hoje nada de especial foi descoberto.

7. Proporção entre vivos e mortos

O número de pessoas vivas hoje representa 6,5% do número de pessoas que já nasceram desde que o ser humano existe. A estimativa é do instituto de pesquisa privado Population Reference Bureau (PRB), segundo o qual 108 bilhões de pessoas já nasceram desde surgiu o primeiro indivíduo da nossa espécie, há aproximadamente 350 mil anos.

Curiosidades sobre história

8. O papagaio de Winston Churchill continua xingando Hitler

A ave, que pertenceu ao estadista britânico Winston Churchill (1874-1965) completou 105 anos em 2019. Além de estar vivinho da Silva, consta que o papagaio continua xingando os nazistas igualzinho ao seu falecido dono.

9. Não foram escravos que construíram as pirâmides do Egito

Diferentemente do que muita gente pensa, não foram escravos que construíram as pirâmides do Egito, mas camponeses recrutados para trabalhar em obras públicas. Além da fé na divindade do faraó, o que motivava essas pessoas eram pequenas recompensas, como comida e bebida.

10. A obra de arte mais cara do mundo


Da Vinci
Detalhe da obra mais cara do mundo, criada no final do século XV.
A obra de arte mais cara do mundo é Salvator Mundi, de Leonardo da Vinci (1452-1519). Esse quadro foi leiloado em 2017 e arrematado por U$ 450.3 milhões!

11. Após ser leiloado por R$ 6,6 milhões, esse quadro se autodestruiu

O autor da obra – e de sua autodestruição – é o famoso grafiteiro Banksy. O leilão da obra A Menina com Balão ocorreu conforme o esperado. O que ninguém sabia é que havia, escondida no quadro, uma máquina fragmentadora de papel, que foi acionada remotamente pelo artista inglês. A compradora da obra picotada decidiu ficar com o quadro.
Veja o momento em que o quadro se autodestruiu:

12. A maior cidade fantasma do mundo

A maior cidade fantasma do mundo fica na Ucrânia. Pripyat, que já teve quase 50 mil habitantes, hoje está completamente abandonada. Isso se deve ao medo que as pessoas têm de se arriscar pelo local onde ocorreu o mais grave acidente nuclear da história: o desastre de Chernobyl, ocorrido em 26 de abril de 1986.

13. Quem descobriu a América? Os vikings!

Isso mesmo! Vikings chegaram no ano 986 à costa leste do Canadá 500 anos antes dos espanhóis aportarem nas Antilhas. O realizador do feito, segundo a Saga dos Groenlandeses, foi o explorador nórdico Bjarni Herjólfsson, que apenas se limitou a contornar a costa. Anos mais tarde, outro viking, Leif Ericsson, desembarcou naquelas terras desconhecidas, tornando-se o primeiro europeu a pisar no continente que hoje chamamos de América.
A comprovação em 1960, quando foram encontrados vestígios arqueológicos na região, como ruínas de casas e artefatos nórdicos. Ao que tudo indica, o assentamento viking teria durado aproximadamente 20 anos. O nome que eles deram àquelas terras foi Vinlândia, em referência às uvas silvestres que encontram por lá.
Vikings

14. É proibido fumar!

Em 22 de janeiro de 1908, uma mulher foi presa em flagrante em Nova York por fumar em público. Na época, a Lei Sullivan, baseada no princípio de que o cigarro era imoral, proibia mulheres de fumar em espaços públicos. Katie Mulcahey foi levada a tribunal e teve de pagar 5 dólares para ser solta (o equivalente a 140 dólares em 2020).

15. Ele sobreviveu a duas bombas atômicas

Tsutomu Yamaguchi (1916-2010) viveu um dos períodos mais sombrios da história: a II Guerra Mundial. Ele estava em Hiroshima no dia 6 de agosto de 1945 quando caiu a primeira bomba lançada pelos americanos. Sobreviveu. De volta a Nagasaki, sua cidade natal, também sobreviveu à segunda bomba, no dia 9 de agosto.

16. O buraco mais profundo já feito pelo ser humano

O Poço Super Profundo de Kola, localizado no Círculo Polar Ártico, é o buraco mais profundo já cavado pelo ser humano, com 12,2 km de extensão. A obra, de autoria soviética, foi realizada durante a Guerra Fria. O objetivo era atingir o manto terrestre - algo que até hoje ninguém foi capaz de fazer. Os trabalhos foram interrompidos antes do meio do caminho.
Hoje o poço se encontra completamente lacrado. Alguns moradores da região dizem ser possível ouvir "vozes" e "gemidos" estranhos vindos do buraco. Dizem ser o suplício das almas supliciadas no inferno...

17. Antes do despertador, existiam despertadores humanos

despertador humano
Na lista das profissões que não existem mais, uma das mais interessantes, sem dúvida alguma, é a de despertador humano. Essa profissão surgiu na Europa durante a Revolução Industrial. Um das formas de bater na janela do cliente era lançando ervilhas com um canudinho.

18. O imperador Calígula pensou em nomear seu cavalo cônsul

De acordo com o historiador romano Suetônio, um dos escândalos envolvendo o imperador Calígula (12 a.C.-41 a.C.) foi a ameaça feita a senadores de nomear cônsul (um dos mais altos cargos políticos na Roma Antiga) seu cavalo puro-sangue, chamado Incitatus. Apesar de Calígula amar esse cavalo, a nomeação de fato nunca ocorreu.

19. O homem mais alto de todos os tempos

Segundo o Guinness, o homem mais alto da história foi o norte-americano Robert Wadlow. De acordo com a última medição, efetuada no dia 27 de junho de 1940, Wadlow tinha 2,72 m e calçava algo em torno de 76.

Robert Wadlow
Um sapato tamanho 40 fica pequeno perto do pezão de Robert Wadlow.

20. Um escritor “previu” o naufrágio do Titanic

Dizer que ele “previu” é um exagero (daí as aspas). Mas as coincidências são tão grandes que chegam a assustar. Em 1898, portanto 14 anos antes do famoso naufrágio, Morgan Robertson publicou um livro que narra a história do navio Titan, que afundou após colidir com um iceberg. Outras duas coincidências impressionantes: o sobrenome do capitão (Smith) é o mesmo na realidade e na ficção; além disso, ambos os naufrágios ocorrem em abril.

Curiosidades sobre animais

21. O maior animal de que se tem notícia

O maior animal que já existiu no mundo foi muito provavelmente uma baleia-azul (Balaenoptera musculus) de 33,5 metros de comprimento e 190 toneladas.

22. O animal mais feio do mundo

peixe gota
O animal mais feio do mundo, segundo o site Ugly Animals Preservation Society, é o peixe-gota (Psychrolutes marcidus), também conhecido como peixe-bolha. Pela cara, talvez ele não tenha curtido muito a piada...

23. O pássaro mais comum do mundo

A quelea-de-bico-vermelho (Quelea quelea) ou tecelão-de-bico-vermelho, encontrado em algumas regiões da África, é considerado o pássaro mais numeroso da Terra. Estima-se que sua população possa chegar a 10 bilhões de indivíduos.

24. O animal mais venenoso do mundo é um caracol

Estranho, não é mesmo? Quando se trata de animais venenosos, pensamos em cobras, aranhas, escorpiões... Mas o bicho que tem o veneno mais potente do mundo é o caracol-do-cone (Conus geographus), que habita a costa australiana. A boa notícia para nós é que os acidentes são muito raros.
Neste vídeo, você pode ver o caracol-do-cone caçando:
25. As formigas vão dominar o mundo (ou já dominaram...)
Elas estão por toda a parte e superam de longe a população humana. Somos 7,7 bilhões. Elas, cerca de 10 mil trilhões. Se juntarmos todas as formigas da Terra e as colocarmos sobre uma balança, seu peso seria quase igual ou até superior ao peso de de todos os seres humanos vivos.

26. Zeus, o maior cachorro da história

O maior cachorro de todos os tempos foi um dogue alemão chamado Zeus que viveu em Otsego, no estado americano de Michigan. Em quatro patas, o bichinho chegava a 1,12 metros. Em duas patas, 2,26 metros. Seu peso também era impressionante: 70,3 quilos!
Zeus foi o cão mais alto do mundo entre 2012 e 2013, segundo o Guinness. Ele infelizmente nos deixou em 2014, com apenas 5 anos de idade.

27. A maior cobra do mundo

A maior cobra do mundo é a nossa conhecida sucuri (Eunectes murinus), que vive na América do Sul. Ela pesa em média 220 quilos e mede entre 3 e 6 metros.

28. O animal menos dorminhoco do mundo

O sono varia muito entre os animais. Um elefante africano, por exemplo, dorme apenas 3,3 horas em média por dia. Um dos animais que menos dormem no mundo é a girafa: 1,9 horas/dia.

29. O animal mais dorminhoco do mundo


Tatu
Flagrante de uma sonequinha no Bioparque Los Ocarros, na Colômbia.
Já o tatu-canastra é o animal que mais dorme por dia. São 18,1 horas em média, o que equivale a 75,4% de 24 horas. Se você de vez em quando acha que dormiu demais, lembre-se do tatu canastra.

30. Uma ilha australiana é invadida anualmente por caranguejos-vermelhos

A cena parece de filme, mas não é. Todos os anos, entre os meses de novembro e janeiro, dezenas de milhões de caranguejos abandonam as florestas da Ilha Christmas em direção às praias para fazer a desova. A migração dos caranguejos-vermelhos atrai turistas do mundo todo para a pequena ilha de quase 2 mil habitantes.
Assista ao vídeo desse evento incrível:

Curiosidades sobre o Brasil

31. Maior acidente radiológico da história aconteceu no Brasil

O maior acidente radioativo da história ocorrido fora de instalações industriais aconteceu em Goiânia, em setembro de 1987. O que provocou esse acidente foi o manuseio indevido de uma fonte radioativa de césio-137 abandonada. Ao todo, 6.500 pessoas foram contaminadas, sendo que 4 morreram.

32. A maior árvore do Brasil foi descoberta em 2019


maior árvore do Brasil
Crédito da Imagem: Rafael Aleixo/Setec
Trata-se de um angelim vermelho (Dinizia excelsa) de 88 metros, o equivalente a um prédio de 30 andares. A primeira expedição à árvore gigante, previamente localizada por satélite, reuniu uma equipe de 30 pesquisadores. Ela fica na Floresta Estadual do Paru, no norte do Pará, divisa com o estado do Amapá. Estima-se que a árvore tenha entre 400 e 600 anos.

33. Vulcão Amazonas: o mais antigo do mundo

Acredite se quiser: o vulcão mais antigo do mundo fica no Brasil! O Vulcão Amazonas foi descoberto no ano de 2002 e fica na região de Uatumã, no Pará. Tem nada menos que 1,9 bilhão de anos! Mas pode ficar tranquilo: esse vulcão não está ativo há muito tempo.

34. O maior terremoto já ocorrido no Brasil

O maior terremoto do Brasil ocorreu a 644 km de Cuiabá, capital mato-grossense, no dia 31 de janeiro de 1955. Por ter atingido uma magnitude de 6,6 na escala Richter, esse terremoto é considerado forte e poderia ter causado muita destruição. Felizmente, a região onde o sismo ocorreu é bastante remota (ainda mais em 1955), e ninguém se feriu.

35. A cidade mais fria do Brasil

A cidade mais fria do Brasil é São José dos Ausentes, localizada no extremo norte do Rio Grande do Sul. A temperatura mais baixa já registrada por lá foi de -11ºC, e a temperatura média costuma girar em torno dos 14ºC.

Outras curiosidades sobre o mundo

36. Restaurante em Taiwan serve comidas em privadas

Modern Toilet
Foi isso mesmo que você leu. O Modern Toilet, conceituada rede de restaurante da capital Taipei, não só serve comidas em vasos sanitários em miniatura como desenvolve pratos com nomes e aspectos, digamos, meio “nojentos”, como “disenteria” e “diarreia”. Você toparia um jantar romântico lá?

37. O lugar mais profundo dos oceanos


Fossa das Marianas
Veículo operado remotamente explora a Fossa das Marianas em 2016. Crédito da Imagem: NOAA Office of Ocean Exploration and Research.
O lugar mais profundo dos oceanos é a Fossa das Marianas, localizada no Pacífico Ocidental. O ponto mais profundo da Fossa chega a 11.034 metros.

38. O lugar mais profundo dos continentes

Já o ponto mais profundo dos continentes fica na Antártida, sob a Geleira Denman, que tem 20 km de largura. Descoberto em 2019, esse vale repleto de gelo atinge uma profundidade de 3.500 metros abaixo do nível do mar.
39. A maior ponte do mundo
A maior ponte do mundo, segundo o Guinness, fica na China e tem 164,8 km! Uma ponte como essa seria capaz de ligar São Paulo a Piracicaba. A Grande Ponte de Danyang-Kunshan faz parte de uma ferrovia de alta velocidade que vai de Pequim a Xangai.

40. O maior prédio do mundo

Burj Khalifa
Esse colosso da engenharia moderna fica em Dubai, nos Emirados Árabes, e tem 828 metros de altura! O Burj Khalifa, com 163 andares, foi inaugurado em 2010 e não deve perder esse posto tão cedo.

41. O maior prédio do futuro terá 1 km

No futuro, se tudo der certo, o maior prédio do mundo terá 1 km de altura! Dá para acreditar? O Jeddah Tower, na cidade saudita de Gidá, terá 167 andares. As obras começaram em 2013 e a previsão é de que o edifício seja inaugurado em 2021.

42. O lugar mais silencioso do mundo

O espaço mais silencioso do mundo, de acordo com o Guinness, é uma sala localizada na sede da Microsoft, em Seattle, nos EUA. Trata-se de uma câmara de experimentos onde se mede um ruído de apenas -20,35 dBA. O responsável pela proeza foi o engenheiro de som indiano Gopal Gopal.

43. O jogador mais velho a atuar profissionalmente

Parece impossível, mas não é. Aos 73 anos, o iraquiano Isaak Hayik tornou-se o jogador mais velho a jogar uma partida profissional de futebol. O goleiro entrou em campo em abril de 2019 pelo Ironi Or Yehuda, time da quarta divisão do futebol israelense. Na ocasião, houve uma cerimônia de entrega de diploma organizada pelo Guinness. Que disposição!

44. O homem mais rico do mundo

Com uma fortuna de 131 bilhões de dólares, Jeff Bezos, o CEO da Amazon, é o homem mais rico do mundo. Essa grana equivale à soma dos PIBs da Estônia, El Salvador e Guatemala.

45. Alguns cassinos em Las Vegas não têm relógios

Dificultar a percepção da passagem do tempo é uma tática para manter os jogadores focados. Outro recurso usado para afastá-los do mundo lá fora é não pôr janelas.

46. O nome de cidade mais longo do mundo

Não é um erro de digitação. É só o nome de uma cidade com pouco mais de 3 mil habitantes localizada em Anglesey, no País de Gales. Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch, que significa "Igreja de Santa Maria no vale da avelaneira branca próximo a um redemoinho rápido e da Igreja de São Tisílio da gruta vermelha", tem ao todo 58 letras (51 no idioma galês).
Para quem fala português ou mesmo inglês, esse nome é quase impronunciável. O homem do tempo da Channel 4 News até que se virou bem:

47. O idioma mais falado do mundo

O mandarim é o idioma mais falado do mundo, o que se explica pelo fato da China ser o país mais populoso. Estima-se que 1 bilhão de pessoas tenham o mandarim como primeira língua. A título de comparação, o português, com 244 milhões de falantes, ocupa a 6ª colocação.

48. A maior cidade do mundo

Com 38,5 milhões de pessoas, Tóquio, no Japão, é a maior egião metropolitana do mundo, ficando 4 milhões à frente de Jacarta, na Indonésia. São 4.700 pessoas por km².

49. A pimenta mais forte do mundo

A pimenta mais forte do mundo é a Carolina Reaper, que tem esse nome pelo fato de ser produzida no estado da Carolina do Sul, nos EUA. A picância de apenas uma Carolina Reaper equivale a 29 malaguetas. Vai encarar?

50. O maior Tabuleiro Ouija do mundo

O Tabuleiro Ouija é uma versão raiz do jogo do copo - aquele ritual (ou brincadeira, a depender da crença) que nos permite entrar em contato com os espíritos. Esse recorde bem curioso, reconhecido pelo Guinness, foi conquistado por Blair Murphy, proprietário de um hotel temático na Pensilvânia, EUA. O hotel centenário tem fama de ser mal-assombrado, e Murphy explora essa fama de diversas maneiras. Uma delas foi construir no telhado do prédio um Tabuleiro Ouija de 121,01 m²

Nenhum comentário:

Postar um comentário