Portal Euclidense: Monte Santo Decreta Lockdown em Todo o Município por Cinco Dias

INICIO

quinta-feira, 11 de junho de 2020

Monte Santo Decreta Lockdown em Todo o Município por Cinco Dias



A medida foi tomada devido ao aumento disparado na curva de infectados

Devido ao aumento da proliferação do Coronavírus (Covid-19) no Município de Monte Santo onde o número de leitos de UTI é muito pequeno, a Prefeitura Municipal após reunião com a Sociedade Civil (Comerciantes e Comitê de Crise) na noite de ontem (09/06), providenciou a Edição do Decreto Municipal nº 954/2020 que dispõe sobre suspensão das atividades de comércio (lockdown), visando a conenção do avanço descontrolado da Pandemia do Covid-19, no âmbito do Município de Monte Santo – Bahia e dá outras providências e fez publicar no Diário Oficial do Município na manhã desta quarta-feira 10/06 (páginas 1 a 4).

Esse novo Decreto, reforça os anteriores e determina, entre outras providências o regime de Lockdown no Município, como medida preventiva. A título de esclarecimento, o "Lockdown" é um termo em inglês que significa  confinamento ou fechamento total, que embora seja uma medida mais rígida adotada por Governos em situações de Calamidade, consiste em que as pessoas cumpram um período pequeno ou mais alongado de distanciamento social sem flexibilidade, podendo serem adotadas outras medidas paralelas.

O Decreto já foi publicado nesta terça-feira (10/06) estando em vigor, entretanto as medidas passarão a ser aplicadas à partir da zero hora do dia 12/06 (sexta-feira) e se estende até o dia 16/06.

Esclarecemos que se os objetivos propostos no Decreto não forem atingidos o Município poderá prorrogar sua validade e até aplicar outros procedimentos, tudo para evitar a disseminação do Coronavírus no Município, pois essas medidas mais enérgicas e urgentes, visam a obtenção de um maior controle sobre o surto de Coronavírus na nossa Comunidade que nos últimos 5 dias vem apresentando um aumento disparado e assustador na curva de infectados, chegando a 17,49%, (dezessete vírgula quarenta e nove por cento), colocando o Município numa classificação nada confortável, isto é, entre os 10 Municípios com maior crescimento de casos em 24 horas da Bahia.


Lamentavelmente registramos na estatística os dois primeiros casos de óbitos por Covid-19 já confirmados no nosso Município.


Para maior controle da situação ficou somente autorizado que os Postos de Combustíveis (com higienização frequente, desinfetando o ambiente constantemente de forma presencial), já as Farmácias e Distribuidoras de Água e Gás de cozinha funcionarão somente através de entrega a domicílio ( Delivery ).

Toda a população deve ficar atenta, em especial as da Zona Rural para não se dirijam à cidade com o intuito de acessarem Bancos e Lotéricxas, pois as Agências Bancárias também estarão fechadas, isto é,  suspensas as atividades, inclusive os serviços de auto atendimento (caixas eletrônicos). As Unidades Básicas de Saúde  permanecerão funcionando em seu horário normal no período do Lokdown.

Seguindo o Decreto 954/2020 de 09/06/2020, haverá, também, toque de recolher das 20:00h à 05:00h, podendo ocorrer aplicação no valor de até R$1.000,00 (mil reais) para o caso de descumprimento, conforme dispõe o artigo 6º do Decreto 954/20 que assim reza:


Art. 6º - O não cumprimento das medidas estabelecidas no presente decreto será caracterizado como infração à legislação municipal e demais legislações vigentes, em especial ao artigo 132 e 268 do Código Penal, e sujeitará o infrator às penalidades e sanções aplicáveis, inclusive, no que couber, a cassação de licença de funcionamento (alvará) e multa no valor de R$ 1.000,00 (mil reais).


No Boletim Informativo da Prefeitura de Monte Santo, do dia 09 de junho, constavam 26 casos suspeitos de Covid-19, 11 confirmados, 2 óbitos, 35 casos descartados, 1 curado e 214 monitorados. A taxa de contaminação do Covid-19 nos últimos cincos dias, ficou, como já foi dito acima, em 17,49%.


Veja o vídeo



Fonte: MonteSanto.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário