O PSF DAS CASINHAS É DO POVO, PORQUE FOI O POVO QUE TORNOU ISSO POSSÍVEL.


Existem características claras que definem um político. Não é preciso pensar muito mas também não devemos ser injustos. Mas geralmente o que leva uma pessoa a ser política é: 

Vontade de servir a sua comunidade; 

Identificação com problemas sociais; 

A candidatura ideológica; 

A vaidade pessoal e 

O interesse pelo poder e pelo dinheiro. 

Isso é praxe em todos os lugares do Mundo. Seja para a Casa Branca nos EUA ou para ser vereador em Euclides da Cunha. Não é diferente. 

Mas o que eu quero falar aqui é que dos 5 passos a pessoa (politica), pode ter só um, ou alguns, não interessa. Mas também que a pessoa pode mudar por vários motivos. 

Veja nossos exemplos próximos (bem próximos). Podemos conhecer algum vereador que deva ter se motivado por alguma coisa da lista aí de cima. 

Mas vamos imaginar aqui que ele tenha se candidatado por causa de sua identificação com os problemas sociais e só. 

Mas todos nós sabemos (ou imaginamos) que o poder encanta e cegas as alguns. Então essa pessoa começa a agir como os poderosos, pensar como eles e a nos tratar como se fosse um deles. Mas não é, é apenas mais um arrogante e presunçoso que chegou no poder e logo se deixou corromper. 

Não quer largar o osso, e para isso vai agarrar a tudo com unhas e dentes, seja levantando coisas falsas, defendendo os mandos e os desmandos dos seus chefes (que por vezes antes eram seus inimigos) e assim a vida segue. Chegou lá com nosso voto. Se esqueceu da gente e como nós, muitas vezes nos esquecemos também fica tudo bem. 

Aí vem o ano da eleição e ele volta, como se nada tivesse acontecido... e nós, o que fazemos? Bem, abrimos nossa porta, damos café, acreditamos que ele fez muito por nós e se não fez foi porque não pôde e além do café com biscoito mais uma vez damos nosso voto, a ele e ao seu chefe. Ele vai embora sem olhar pra trás... 

Quer um exemplo bem próximo? 

Vou lhe dar. 

Vou citar um exemplo (nada hipotético), no dia 04 de outubro do ano passado a Presidente da Associação MCMV passou para a prefeitura (em forma de cessão) a sede da Associação de Moradores (atendendo a um abaixo assinado) para que o espaço fosse transformado em um Posto de Saúde (PSF), conforme prova o documento em anexo e que também é do conhecimento de todos que ali residem que isso era também um anseio da maioria dos moradores do bairro.
 
 



Quem brigou por isso, que correu atrás, que tornou tudo isso possível não foi que esteve em sua casa tomando aquele café com biscoito e que depois se juntou aos poderosos. Quem tornou isso possível foi a presidente da Associação e sua equipe, atendendo ao que o povo que também é responsável por isso. 

Todos se lembram como foi o dia das crianças... Quem estava lá. Os moradores e a Associação. 

No natal além do papai Noel, lá estavam as crianças, pais, mães, trabalhadores e trabalhadoras dando um pouco de seu tempo para a alegria de todos, juntamente com a Associação representada por Gilvanda e sua equipe. 

Mesmo sem estar ao lado dos poderosos a Associação se manteve de pé. Ao lado das pessoas mais humildes e não deixando que ninguém baixasse a cabeça ou que fosse humilhado por ninguém. 

Passamos a ter orgulho de morar nas “casinhas”. Quando a mídia falava de violência a primeira fala era sobre o MCMV, mas nós não nos calamos e defendemos nosso espaço. Não. A violência não era só lá. 

Se a COELBA fazia coisa errada, lá vai a associação resolver. 

Se a EMBASA não cumpre com seus deveres, a quem recorremos? A Associação na pessoa de Gilvanda. 

Se uma mulher vai parir, se um homem cai do cavalo, se uma criança fica sem escola, se alguém precisa de uma cesta básica... Quem vem em nosso auxilio? É o político (que antes era nosso amigo e agora está de braços dados com quem nos humilha e só nos procura na hora de pedir voto?) 

Agora, sem ter o que mostrar (talvez ele tenha lhe dado uma carona, ou arranjado uma ambulância depois de você se humilhar bastante), o vereador vem dizer que o PSF foi ele que trouxe. 

Mas você sabe que não foi ele. Quem trouxe o PSF pro bairro foram os moradores do bairro que acreditaram e confiaram na Associação. 


Agora o vereador por ter estado sempre servindo ao gestor e não teve tempo para a comunidade que o elegeu vem com essa história que foi ele quem trouxe o PSF, o mesmo não deixou que a sua representante, a pessoa que esteve sempre de seu lado, falasse no dia da inauguração, ameaçando até agir com violência. 


Todos sabemos que se fosse ele que tivesse levado o PSF não era preciso ele ter medo e nem querer aparecer ou ameaçar com baixaria. Era só ir lá. Cortar a faixa, agradecer e tirar fotos. 

Mas ele sabe que não foi ele. Ele sabe que foi você o principal responsável pelo PSF. 


Ele sabe que foi a Associação e a luta de pessoas como Gilvanda que tornou isso possível. Por isso está nervoso, por isso está ameaçando. 

Mas não vamos nos calar. As pessoas não são mais bestas. 

Não temos culpa se ele deixou de fazer seu papel e uma mulher juntamente com as pessoas de bem do MCMV tornaram tudo isso possível. 

No dia da inauguração vamos estar todos lá. Vamos mostrar que o povo não é besta e que o político está lá é para servir ao povo que paga seu salário e não para aparecer bem na foto ao lado de seu chefe. 

Mas mesmo diante de tudo isso eu ainda digo que não é hora de fazer politicagem. Digo que é hora de comemorar e de continuar a luta, cobrando e exigindo que o PSF funcione e que seja muito mais do que paredes, que tenha médicos e possa ser para todos a garantia de um atendimento digno para todos nós. Pois foi por isso que você lutou. É isso que os moradores do MCMV merecem. 

Diante tudo isso não devemos ser injustos. Temos também de agradecer ao secretário William Varjão e ao prefeito Dr. Luciano Pinheiro. 

Mas já avisamos que a luta continua e que estaremos sempre dispostos a ir à luta por dias melhores sem politicagem, sem baixaria. Só com muito amor e determinação no coração. 

O PSF das CASINHAS é do povo, porque foi o povo que tornou isso possível. 
Não o vereador. 

Vamos apoiar quem lutou de verdade. 

A bíblia diz em romanos 13:7 que devemos honrar a quem honra a gente. 

Deus abençoe a todos. 

Nos encontraremos na inauguração, que será amanha dia 15 de Junho, pois é dia de festa, de comemoração e de mostrar quem realmente se preocupa com o MCMV e que o povo é quem manda.

portaleuclidense

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.