Portal Euclidense: Anvisa decide neste domingo se autoriza uso emergencial de CoronaVac e vacina da Oxford

INICIO

17/01/2021

Anvisa decide neste domingo se autoriza uso emergencial de CoronaVac e vacina da Oxford

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reúne, neste domingo (17), às 10h, para definir se autoriza ou não o uso emergencial das primeiras vacinas contra a Covid-19 no Brasil.

A direção do órgão vai transmitir ao vivo o encontro em que serão analisados os estudos clínicos e pedidos do Butantan para aplicação da CoronaVac, desenvolvida com o laboratório Sinovac, e da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), desenvolvida em parceria com a Oxford/AstraZeneca.

De acordo com a Anvisa, o objetivo é atestar que as vacinas são seguras e eficazes e, se elas forem aprovadas, a expectativa do Ministério da Saúde é começar a vacinação ainda nesta semana. O uso emergencial é aquele destinado à imunização de grupos de risco como indígenas, idosos e profissionais de saúde.

A decisão, se aprovada, passa a valer a partir do momento em que for publicada no Diário Oficial da União, o que deve ocorrer ainda hoje em edição extraordinária. A reunião acontece no penúltimo dia do prazo que a própria Anvisa estabeleceu para apresentar uma decisão.

Já para os laboratórios conseguirem a vacinação em massa e venda comum de vacinas, é necessário pedir o registro à Anvisa, e,até o momento, nenhum laboratório fez este pedido, que deve levar cerca de 60 dias para análise.

No entanto, há uma norma aprovada no ano passado que determina prazo de 72 horas para a Anvisa aprovar o registro de fármacos (entre eles vacinas), desde que já aprovados em agências regulatórias de referência, já registradas nas Agências dos Estados Unidos, União Europeia, Japão ou China. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário