Portal Euclidense: Deputado sugere criação de núcleo de proteção à mulher em Euclides da Cunha

INICIO

domingo, 31 de janeiro de 2021

Deputado sugere criação de núcleo de proteção à mulher em Euclides da Cunha

Para o parlamentar, os núcleos ajudariam na recepção e orientação de mulheres vítimas de violência doméstica

O deputado estadual Osni Cardoso (PT) apresentou uma indicação ao governador da Bahia, Rui Costa (de seu partido), para a criação de um Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (Neam) na cidade de Euclides da Cunha.

O parlamentar explicou, no documento enviado ao chefe do executivo do estado, que esses núcleos são estruturas públicas que fazem parte da rede de atenção ao público feminino, que recepcionam e orientam vítimas de violência doméstica.

De acordo com Osni, sua indicação é justificada por conta dos altos índices de violência contra mulheres, que foram trazidos no Atlas da Violência 2019 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e apontam um aumento de 30% do número de feminicídios entre os anos de 2007 e 2017, o que configura uma média de 13 crimes deste tipo por dia ao longo destes anos.

“Ao todo, 4.936 mulheres foram mortas em 2019, o maior número registrado desde 2007”, afirmou ele, citando, que apesar de avanços nos últimos anos, o Brasil ainda ocupa o 5º lugar no ranking mundial de feminicídios. Osni sugeriu ainda que o Neam de Euclides da Cunha possa ser instalado em um espaço como “uma sala, em prédio público, como, por exemplo, nas delegacias, tornando-se mais viável, além de que, é um importante avanço, na ajuda e apoio às mulheres vítimas de violência doméstica”.

Redação de Sertão em Pauta, com informações de Alba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário