Portal Euclidense: Confira o passo a passo para baixar a CNH digital no seu celular

INICIO

sábado, 10 de abril de 2021

Confira o passo a passo para baixar a CNH digital no seu celular

Serviço está disponível para qualquer pessoa com habilitação válida; há duas alternativas para aqueles que não têm o QR Code impresso no documento

Pode ser que você não saiba, mas a Carteira Digital de Trânsito já está liberada e deve ser aceita como um documento oficial em todo o País. Isso significa que se você for viajar e esquecer sua CNH de papel e for parado em uma blitz, o agente de trânsito vai aceitar a carteira registrada no aplicativo de celular. Em tese, ele é obrigado a aceitar.

Ainda assim, você precisa ter cuidado para não se complicar caso aconteça algo, como uma descarga no celular, e seja necessário apresentar o documento. O primeiro passo é ter certeza de que sua carteira de papel possui um QR Code impresso nela para conseguir acessar o app. Desde maio de 2017, as carteiras de motorista são emitidas com o código.

Como baixar a CNH Digital?
Para baixar o app é muito simples: você precisa encontrá-lo na App Store ou na Play Store e realizar o download.

Assim que você abrir o aplicativo, será necessário um cadastro junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Preencha o CPF e clique em “Continuar”. Depois insira os dados pedidos no formulário, como nome, data de nascimento, e-mail e senha escolhida. Em seguida será enviado um link de validação da conta para o e-mail cadastrado.

Após a confirmação do e-mail, você vai precisar validar os dados da CNH digital no app. São três opções: biometria; com certificado digital; sem certificado digital.

Após a validação dos dados da CNH digital, o usuário deve inserir o documento no aplicativo e será preciso clicar no ícone verde com um “+” para incluir um documento digital de trânsito. Clique em CNH digital, em seguida insira o número de sua CNH. O app vai pedir um número de segurança que está impresso no seu documento.
Após a conferência, clique no botão “OK” e, em seguida, em “Baixar CNH”.

O aplicativo irá pedir a criação de uma chave de acesso, um PIN de quatro números a ser utilizado para acessar o documento. Conclua o cadastro do PIN. Se você já validou os dados de sua CNH por meio de certificado digital, ao clicar em CNH digital, o aplicativo seguirá direto para o cadastro do PIN.

Após o cadastro do PIN, a sua CNH digital constará na tela inicial do aplicativo CNH digital. Para acessá-la, bastar clicar em cima do ícone que leva ao documento e inserir o PIN. A imagem de sua CNH, frente e verso, estará disponível para conferência, com a mesma validade do documento original em papel.

O que acontece se você não estiver com a CNH de papel ou a digital?
Você receberá uma multa com infração leve, no valor de R$ 88,38, e o veículo fica retido até alguém com documento válido buscar o carro.

E se a bateria do celular acabar?
A situação é a mesma da descrita acima. É importante se preparar para imprevistos ao sair de casa, por isso ande sempre com um carregador no carro, ou compre bateria externa de reserva para seu celular. Evite dor de cabeça.

A Carteira digital substitui carteira vencida?
Não. Para que o documento digital tenha validade, é necessário que a sua carteira física esteja em dia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário