Portal Euclidense: Hyundai Santa Cruz é a picape com grade iluminada de X6, porte de Toro e mais potente que Amarok V6

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sábado, 17 de abril de 2021

Hyundai Santa Cruz é a picape com grade iluminada de X6, porte de Toro e mais potente que Amarok V6

Hyundai Santa Cruz é a picape com grade iluminada de X6, porte de Toro e mais potente que Amarok V6

Carro monobloco tem quase 5 metros de comprimento e até conceitos da RAM 1500

Hyundai Santa Cruz é a picape com grade iluminada de X6, porte de Toro e mais potente que Amarok V6

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Nesta quinta-feira (15) a Hyundai finalmente revelou sua aposta para o segmento de picapes médias: a Santa Cruz. O modelo foi apresentado nos Estados Unidos e reúne a carroceria monobloco, como na líder Fiat Toro, com soluções presentes nas enormes RAM 1500 e 2500, com compartimentos individuais na caçamba similares a "mini porta-malas".

A Santa Cruz também chama a atenção pelos motores, somente a gasolina e sempre quatro-cilindros com 2,5 litros de deslocamento. A versão aspirada do conjunto supera 192 cv, enquanto o turbo alcança mais de 278 cv, supera até a Volkswagen Amarok V6 e seus 272 cv (com overboost). O câmbio é automático convencional de oito marchas na versão mais fraca e com dupla embreagem na Santa Cruz turbo, que sempre terá tração integral.
Hyundai Santa Cruz: Lanternas horizontais são bipartidas, solução rara entre as picapes — Foto: Divulgação
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Hyundai Santa Cruz: Lanternas horizontais são bipartidas, solução rara entre as picapes — Foto: Divulgação

O visual ousado não esconde a clara inspiração no também polêmico novo Tucson. O SUV empresta a plataforma, que foi modificada para ter maior entre-eixos e comprimento. A Santa Cruz mede 4,97 m de para-choque a para-choque, o que a deixa mais próxima da Toro (4,92 m) do que da Nissan Frontier (5,26 m).
Hyundai Santa Cruz: A grade iluminada pelas luzes diurnas remete ao novo Tucson — Foto: Divulgação
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Hyundai Santa Cruz: A grade iluminada pelas luzes diurnas remete ao novo Tucson — Foto: Divulgação

Os três metros de entre-eixos garantem amplo espaço na cabine, que também adota diferentes truques para otimizar o conforto de passageiros e bagagens. Há porta-objetos sob o assento traseiro e um compartimento fechado debaixo da caçamba, como se fosse um porta-malas. O compartimento de carga, aliás, tem uma capota marítima que se enrola como uma cortina quando não está em uso.

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O interior remete aos novos carros da Hyundai, com quadro de instrumentos digital (opcional) e multimídia com tela de 8 ou 10 polegadas com Android Auto e Apple Carplay. O pacote de equipamentos é amplo e pode incluir teto-solar, chave presencial, ar-condicionado digital, assistente de manutenção de faixa, controlador de velocidade adaptativo com frenagem autônoma de emergência (AEB) e câmeras 360º.
O interior da Hyundai Santa Cruz pode ter duas telas de 10 polegadas e uma ampla suíte de equipamentos — Foto: Divulgação
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O interior da Hyundai Santa Cruz pode ter duas telas de 10 polegadas e uma ampla suíte de equipamentos — Foto: Divulgação
A picape Hyundai Santa Cruz 2022 virá para o Brasil?

Apesar de reunir atributos de sobra para disputar o segmento entre Toro e Toyota Hilux, a Santa Cruz tem poucas chances de vir ao Brasil. A picape será feita nos Estados Unidos e brigará na faixa de entrada das picapes por lá — o mercado norteamericano tem volume maior na faixa de modelos maiores, como Chevrolet Silverado e RAM 1500.
A curta caçamba da Hyundai Santa Cruz esconde um pequeno porta-malas sob o assoalho que fica protegido da chuva — Foto: Divulgação
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A curta caçamba da Hyundai Santa Cruz esconde um pequeno porta-malas sob o assoalho que fica protegido da chuva — Foto: Divulgação

Além da alíquota de importação de 35% (que suas rivais no Brasil não pagam), a Santa Cruz não tem opção de motor diesel, essencial no segmento por aqui. E mesmo uma eventual adaptação seria complexa, já que ela precisaria levar ao menos 1 tonelada de capacidade de carga, valor ainda não revelado, ou ter tração 4x4 com reduzida.

Os 3 metros de entre-eixos da Hyundai Santa Cruz permitem bom espaço para quatro adultos — Foto: Divulgação

Outro imbróglio seria a definição de quem importaria e venderia ela por aqui, já que só a Hyundai-Caoa faz a importação de modelos da marca no Brasil. Fabricá-la seria mais viável em Anápolis (GO), já que a unidade de Piracicaba da Hyundai Motor Brasil (HMB) opera no limite com o HB20 e Creta, de plataformas diferentes.

O motor 2.5 16V passa dos 278 cv na versão mais potente — Foto: Divulgação

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