Portal Euclidense: SERÁ QUE TOMAR BANHO FRIO FAZ BEM PRA SAÚDE? A CIÊNCIA EXPLICA!

INICIO

16/11/2021

SERÁ QUE TOMAR BANHO FRIO FAZ BEM PRA SAÚDE? A CIÊNCIA EXPLICA!

Provavelmente, você já deve ter lido sobre os benefícios de banhos frios para a saúde em algum lugar na internet. Para a Ciência, a água em baixas temperaturas pode ser positiva em vários sentidos para nosso organismo; no entanto, é preciso tomar cuidado, já que nem tudo é o que parece.

Então, quais são os benefícios?

Algumas das descobertas e conclusões mais interessantes sobre os potenciais benefícios dos banhos frios são estas descritas a seguir.

Melhora a circulação: o choque da água fria sobre a pele faz o sistema circulatório do corpo humano ficar acelerado. Geralmente, isso é algo bom, pois estimula o fluxo sanguíneo.

Acelera o metabolismo: a reação intensa do corpo à água fria acelera temporariamente o metabolismo, e isso acontece porque o organismo está lutando para ficar aquecido. Então, como há gasto de energia no processo, o corpo até consegue "queimar" calorias extras.

(Fonte: Yan Krukov / Pexels/ Reprodução)(Fonte: Yan Krukov / Pexels/ Reprodução)

Ajuda na saúde mental: nesse campo, o que os pesquisadores descobriram é que o banho frio pode aliviar sintomas de depressão em alguns pacientes que estão nessa condição. A prática também foi associada a níveis mais altos de dopamina, hormônio responsável pela sensação de prazer, e de norepinefrina, neurotransmissor essencial na regulação de importantes funções cerebrais, como o humor e a concentração.

Melhora o sistema imunológico: alguns estudos indicam haver um aumento da quantidade de glóbulos brancos no organismo, essenciais para proteger o corpo contra doenças devido à exposição do corpo às baixas temperaturas por meio da água. 

Outros benefícios associados a uma chuveirada fria incluem: combate à inflamação e a inchaços, menores níveis de estresse e alívio de dores musculares.

Onde está o problema?

O alerta vem dos próprios pesquisadores, já que muitas pessoas não consideram que, para obter alguma vantagem do banho gelado, é preciso adotar outros cuidados junto dessa prática.

(Fonte: Pixabay/ Reprodução)(Fonte: Pixabay/ Reprodução)

Por exemplo, tem quem pense que apenas entrar debaixo do chuveiro com água gelada ajuda a perder peso, porque isso acelera o metabolismo. No entanto, de nada vai adiantar se congelar até a chegada do verão, tentando definir o corpo, se não houver outros cuidados, como fazer exercícios.

Além disso, uma pessoa que sofre de doenças cardíacas pode experimentar batimentos irregulares e episódios de arritmia. Nesse caso, os efeitos da água fria podem ser negativos e até sérios.

E, claro, temos pontos mais complexos, como é o caso dos benefícios para a saúde mental, área onde os estudos com banhos frios ainda são um tanto limitados. Logo, não se deve interromper os tratamentos e apostar que apenas a água em baixas temperaturas ajudará na situação.

Mas, se você ainda deseja aproveitar os possíveis benefícios de um banho frio para sua saúde, é importante observar alguns aspectos: a temperatura da água precisa estar abaixo dos 15 graus Celsius, é necessário se aquecer logo após sair do chuveiro e, também, não demorar, já que 30 segundos são o bastante. 

No mais, se tiver dúvidas, converse com seu médico, pois, como apontamos, em quase nenhuma situação é possível confiar apenas na água fria e, além disso, há riscos para algumas pessoas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário