Terça, 28 de Junho de 2022
19°

Pancada de chuva

Euclides da Cunha - BA

Segurança Ceará

Suspeitos em posse de quatro toneladas de fios são presos em ação conjunta da PMCE com auxílio do Videomonitoramento da SSPDS

Em torno de quatro toneladas de fios foram apreendidas pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) após um trabalho que contou com o auxílio da Coordenado...

21/06/2022 às 22h05
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Em torno de quatro toneladas de fios foram apreendidas pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) após um trabalho que contou com o auxílio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Ao todo, quatro pessoas foram presas e autuadas em flagrante. A ofensiva ocorreu na madrugada desta terça-feira (21), em Fortaleza. Equipamentos, que teriam sido utilizados na ação criminosa, também foram apreendidos e encaminhados ao 13º Distrito Policial (DP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE).

O primeiro acionamento ocorreu em uma rodovia da Capital, após informações acerca de furtos de fiação na região, no bairro Cajazeiras – Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7). Equipes policiais seguiram até o local para averiguar, com o intuito de localizar dois veículos que foram utilizados na ação criminosa, sendo um Chevrolet Celta e um caminhão Ford. Ao chegarem ao local indicado, os PMs não localizaram os suspeitos. No entanto, após acompanhamento feito por meio de uma inteligência artificial aplicada ao Sistema de Videomonitoramento da Ciops, os operadores orientaram as equipes acerca da fuga dos indivíduos.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Após um cerco realizado à área por onde os suspeitos seguiam, a Polícia Militar abordou os veículos, no bairro Alagadiço Novo (AIS 7). Os homens foram identificados por Antônio Irineudo da Cruz e Silva (34), que já responde a dois inquéritos policiais por furto; Luiz Carlos do Nascimento (35), com antecedente criminal por tentativa de homicídio; Kellison Mateus dos Anjos Silva (24) e Raimundo Ednilson Sombra da Silva (31), ambos sem antecedentes criminais.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Com eles, foram apreendidas, de acordo com levantamento inicial, aproximadamente quatro toneladas de cabos de fibra óptica, equipamentos utilizados para a extração do material e os dois veículos – entre eles o caminhão onde estava a fiação. O grupo foi levado ao 13º DP, onde foi autuado em flagrante por furto qualificado mediante o concurso de pessoas. A Polícia Civil investiga se há envolvimento de outras pessoas com os suspeitos.

Outras capturas

A SSPDS já havia divulgado, nessa segunda-feira (20), as conduções de doze pessoas suspeitas de furtos e de receptação de fios em Fortaleza. O balanço compreendeu o período entre quinta-feira (16) e o domingo (19).

Trabalho integrado

As Forças de Segurança do Ceará realizam um trabalho integrado no intuito de identificar e capturar pessoas envolvidas em furtos de fios. Mas reitera a importância do registro da ocorrência, que pode ser feito em qualquer delegacia da PC-CE. O Boletim de Ocorrência auxilia os trabalhos policiais.

A SSPDS destaca ainda que a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), unidade especializada da PC-CE, realiza fiscalizações em sucatas para verificar a existência da prática de receptação desse tipo de material, bem como operações para o cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão.

Por último, a pasta lembra que furtar cabos, fios elétricos ou de telecomunicações atenta contra a segurança e o funcionamento de serviços de utilidade pública. Além desses, outro crime associado ao delito é o de receptação, quando os materiais são comercializados clandestinamente a terceiros.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários