Sábado, 15 de Junho de 2024
19°

Parcialmente nublado

Euclides da Cunha, BA

ENTRETENIMENTO Domínio do arrocha

Toque Dez é a banda mais contratada na Bahia durante o São João 2024

Toque Dez, banda de Serrinha, é a mais contratada para o São João 2024 na Bahia, mantendo o arrocha em alta no estado.

06/06/2024 às 10h32
Por: MARCELO NOBRE Fonte: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Bahia tem um novo favorito na grade de atrações do São João nos mais de 200 municípios que recebem os festejos juninos em 2024. O gênero dominante ainda é o arrocha, mas o representante do ritmo foi que mudou. O grupo Toque Dez se tornou a banda mais contratada pelos municípios baianos neste ano para rodar o estado com shows durante o período que compreende as festas juninas.

Continua após a publicidade
Anúncio

De acordo com o Painel da Transparência dos Festejos Juninos do Ministério Público do Estado (MP-BA), o grupo fundado em Serrinha tem 25 apresentações agendadas para a Bahia, das 40 datas da agenda. Ao todo são 26, no entanto, 1 das apresentações aconteceu em maio, e já não consta na agenda de São João da banda.

Continua após a publicidade
Anúncio

Continua após a publicidade
Anúncio

Criada em 2018, o grupo Toque Dez é considerado um dos novos representantes do arrocha e tem apresentado um crescimento no cenário nacional. Em 2020, dois anos após o surgimento da banda, o grupo liderado por Milsinho liderou o ranking de downloads do site 'Sua Música'.

Após o crescimento do grupo, o nome de Milsinho foi incluído no nome da banda, passando a ser conhecido como 'Milisinho Toque Dez'. No Spotify, a banda tem 932,6 mil ouvintes mensais.

ARROCHA EM ALTA

O comportamento é o mesmo que o de dois anos anteriores e pós pandemia. Em 2023, o cantor sergipano Nadson O Ferinha foi o recordista em shows na Bahia com 27 apresentações, incluindo uma em Salvador. Já em 2022, primeiro ano de São João pós pandemia, Thiago Aquino dominou o ranking com 25 contratações, e fez história na capital baiana ao superlotar o Parque de Exposições.

Um fato curioso do levantamento feito pelo MP é que nos três anos, o top 5 contratações conta sempre com um representante do arrocha além do topo e o cantor Tayrone aparece em todos os anos como um dos favoritos, mas nunca em primeiro lugar, com uma diferença pequena entre as posições.

Foto: Instagram

Em 2022, os 5 mais contratados foram Aquino, Tayrone, Kart Love e Toque Dez. Já em 2023, a banda Mastruz com Leite e os cantores Batista Lima e Tarcísio do Acordeon ficaram com o 2º, 3º e 4º lugar respectivamente, deixando o 5º para Tayrone.

Neste ano, o cantor Tayrone aparece em 2º lugar na lista com 23 shows, enquanto Devinho Novaes aparece em terceiro com 21 e a banda Calcinha Preta é a quarta colocada com 18 apresentações no estado. O cantor acreano Heitor Costa fica em 5º lugar, empatado com o grupo de forró sergipano. Após dominar o topo em 2023, o cantor Nadson O Ferinha apresentou uma queda e tem confirmado apenas 12 shows na Bahia.

Foto: Divulgação

Em recente entrevista ao Bahia Notícias, o cantor Lucas Kart, do Kart Love, comemorou o crescimento do arrocha no cenário nacional. Neste ano, o artista não aparece no top cinco das contratações na Bahia, mas celebra a agenda cheia pelo Nordeste e os projetos profissionais que tem rodado o Brasil. "A gente está na luta já há um tempo e observa a chegada de novos artistas. A internet também tem favorecido esse crescimento e tem deixado o mercado ainda mais movimentado, então, todo mês a gente vê surgindo artistas novos, além dos artistas que não são do gênero, mas incluem o arrocha no repertório".

Confira lista com os 10 artistas mais contratados de 2024:

Foto: MP-BA

E O FORRÓ?

O ranking divulgado pelo MP-BA chama a atenção pela ausência de artistas de forró entre os 10 artistas mais contratados. Na lista, os primeiros artistas do gênero, que é conhecido por representar os festejos juninos, os três primeiros nomes a aparecerem são: Calcinha Preta (18), Mastruz com Leite (16) e Solange Almeida (14).

No quesito tradição, os nomes considerados "raiz" pelo público vão aparecer fora do Top 10. Os primeiros são Flávio José (13), Saia Rodada (12), Dorgival Dantas (11), Cavaleiros do Forró (10) e Adelmário Coelho (9).

Em 2023, a Câmara Federal aprovou em regime de urgência o Projeto de Lei (PL) 3083/2023, que prevê a destinação de 80% do montante total de recursos públicos destinados à realização de festas juninas para artistas ligados ao forró e à cultura regional.

A Lei Luiz Gonzaga, de autoria do cantor Armandinho, da banda Fulô de Mandacaru, de Caruaru, em Pernambuco, e apresentada pelo deputado pernambucano Fernando Rodolfo (PL), teve 278 votos a favor, 88 contra e quatro abstenções, tem como propósito o fomento à economia local e regional, valorização dos artistas e produtores culturais locais.

Vale lembrar que em 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.720/23, que reconhece oficialmente o forró como manifestação da cultura nacional.

O Governo da Bahia também reforçou o compromisso em priorizar o apoio às entidades, aos grupos de cultura e aos artistas locais. “O governador me encomendou que a Secretaria de Cultura tenha a forma de apoio à nossa cultura raiz, a cultura do forró pé de serra, dos trios nordestinos, da quadrilha junina, do samba junino, essas manifestações tão importantes e tão identitárias do São João. Então nós teremos muita valorização disso”, afirmou o secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro.

Ranking 2023 | Foto: MP-BA

Na capital baiana, o Pelourinho será o foco do governo para fomentar a cultura raiz com uma programação com grandes nomes dos dias 21 a 24 de junho.

Nos anos anteriores Adelmário Coelho chegou a aparecer um pouco mais em cima na lista, sendo o 7º artista mais contratado com 13 shows, atrás de Aquino, Tayrone, Tarcísio do Acordeon e Nadson O Ferinha. Neste ano, em 2023, os cantores de forró que ficaram em melhor colocação foi Mastruz com Leite (15) e Batista Lima (14).

O primeiro ano pós pandemia, 2022, contou com 3 nomes no Top 10. Limão com Mel, Colher de Pau e Mastruz com Leite, os três com 12 contrataões. Adelmário Coelho apareceu em 16º lugar com 9 apresentações, e Lordão em 12º lugar com 11 shows.

Ranking de 2022 | Foto: MP-BA

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários