Sábado, 15 de Junho de 2024
19°

Parcialmente nublado

Euclides da Cunha, BA

Geral Piauí

Seplan divulga dados sobre desenvolvimento social no Piauí

As informações, organizadas por temas específicos, visam facilitar o acesso e a análise da realidade piauiense pela população.

08/06/2024 às 17h40
Por: MARCELO NOBRE Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), por meio do Observatório de Dados PI, divulgou, nessa sexta-feira (7), um conjunto abrangente de dados sobre o desenvolvimento social no Piauí. As informações, organizadas por temas específicos, visam facilitar o acesso e a análise da realidade piauiense pela população.

Continua após a publicidade
Anúncio

Na área de esportes, o conjunto de dados inclui informações sobre o programa bolsa atleta, estrutura escolar, atividades físicas, adoção ao Sistema Nacional de Esporte, projetos e ações no tema e Lei de Incentivo ao Esporte.

Continua após a publicidade
Anúncio

Na área da juventude, os dados tem foco em programas de incentivo e apoio ao trabalho, com informações sobre aprendizagem profissional, bolsas e auxílios pagos, taxas de ocupação e sub ocupação, além de mortalidade entre jovens de 15 e 29 anos.

Continua após a publicidade
Anúncio

No tema assistência social, abordam-se as violações de direitos com crimes contra grupos minoritários, o quantitativo de famílias no CadÚnico por faixa de renda, as características das unidades de acolhimento e as internações de idosos no SUS.

No setor de desenvolvimento social, a abordagem tem duas frentes: uma voltada ao suporte de grupos étnicos diversos, com a distribuição e as características desses grupos. Na outra frente, há dados sobre a relação entre empresas e pessoas ocupadas em atividades sociais, agricultura familiar e aquisição de alimentos, além da taxa de desocupação geral.

Já o grupo de enfrentamento às drogas traz informações sobre mortalidade, internações e benefícios concedidos para aqueles que sofrem com a dependência química, assim como as características das unidades de acolhimento.

Por fim, os dados da população indígena agrupa informações sobre a distribuição nos territórios e municípios, a inclusão em benefícios sociais com Bolsa Família e BPC, resultados de morbidade hospitalar e a pirâmide etária por gênero.

DadosPI

O Observatório de Dados do Piauí (DadosPI) é uma ferramenta de mapeamento e visualização de dados públicos que visa o aprimoramento da gestão e o fortalecimento da prática de decisões baseadas em evidências. Destaca-se a apresentação do catálogo de dados socioeconômicos, com mais de 500 bancos de dados e 8 mil variáveis. Essas informações serão essenciais para decisões assertivas e a construção de estratégias alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao Plano Piauí 2030.

O DadosPI se somam às iniciativas do Modelo de Gestão Estadual Avançada (MGE), reforçando o compromisso do Governo do Estado em fortalecer as práticas de gestão e governança, assegurando que as entregas de bens e serviços sejam realizadas dentro do prazo pactuado entre o governo e a sociedade civil.

Acesse a ferramenta DadosPI

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários