Sábado, 15 de Junho de 2024
22°

Parcialmente nublado

Euclides da Cunha, BA

SAÚDE ALERTA

Peeling de fenol: saiba detalhes do procedimento estético

Médicos emitem alerta para que tratamentos estéticos sejam realizados apenas por profissionais

11/06/2024 às 12h35
Por: MARCELO NOBRE Fonte: Redação
Compartilhe:
Foto Divulgação
Foto Divulgação

A morte do empresário Henrique da Silva Chagas, de 27 anos, após complicações geradas por um peeling de fenol realizado em uma clínica de São Paulo, levantou um debate sobre os tratamentos estéticos realizados no Brasil. 

Continua após a publicidade
Anúncio

O tratamento que iniciou esse debate foi realizado no Studio Natalia Becker, pela dona do estabelecimento, ela não tinha autorização ou a especialidade para conduzir o procedimento.

Continua após a publicidade
Anúncio

Peeling de fenol

Continua após a publicidade
Anúncio

O peeling de fenol é um procedimento estético autorizado no Brasil, que se baseia na aplicação de um agente químico, conhecido como ácido fenol, na pele. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), esse procedimento é indicado para tratar o envelhecimento facial severo, caracterizado por rugas profundas e textura da pele consideravelmente comprometida.

A técnica, executada de forma correta e seguindo as orientações, traz resultados na produção de colágeno e redução significativa de rugas e manchas, conforme a entidade.

A sociedade médica considera o procedimento invasivo e agressivo, por isso a realização em toda a face demanda extrema cautela. “É importante ressaltar que o procedimento apresenta riscos e tempo de recuperação prolongado, exigindo afastamento das atividades habituais por um período estendido”, informa.

Cuidados com o tratamento

A Sociedade de Dermatologia alerta que antes de se submeter a qualquer procedimento clínico ou cosmiátrico, o paciente busque a orientação de um dermatologista. Este profissional está capacitado para preparar a pele, avaliar adequadamente suas condições e indicar a melhor abordagem individualizada para cada caso, além de orientar sobre os cuidados necessários para evitar as possíveis complicações.

Caso Henrique Chagas

O empresário Henrique Chagas queria realizar um tratamento para aliviar marcas de acne no rosto e escolheu o peeling de fenol como procedimento. 

Henrique escolheu o Studio da influenciadora Natalia Becker para realizar o procedimento. O local que leva o nome da proprietária, fica localizado no bairro de Campo Belo, zona sul de São Paulo. A proprietária não poderia realizar o tratamento.

Natalia confirmou durante entrevista após o caso, que não solicitou nenhum exame prévio para realizar o procedimento em Henrique. “A gente não pede exame, não sou médica para pedir exame”, disse ela em entrevista à TV Record.

A influenciadora também afirmou que a clínica não tem equipamentos para realizar o monitoramento cardíaco.  “A gente tem aparelho de pressão, só, e o oxímetro que fala, né? Não tem aparelho cardiológico porque não é uma clínica médica”, confirmou ela.

Em pronunciamento, Natalia lamentou a morte do empresário e afirmou estar passando por dias difíceis. “Eu tô muito triste pelo que ocorreu, jamais quis prejudicar ninguém. Sinto muito pela família dele. Acabou com a minha vida isso. Eu jamais tive a intenção de prejudicar ele”, disse a influenciadora.

Cuidados com a compra de produtos

Mesmo com os riscos, os compostos para se fazer o peeling de fenol em casa são facilmente encontrados à venda na internet.  É possível encontrar diversos anúncios de venda online sem qualquer exigência de prescrição médica.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alerta que o fenol não pode ser comercializado pela internet e vem trabalhando para derrubar anúncios da substância em sites de venda online. “Entende-se que o fenol é um produto sujeito à vigilância sanitária, e que o seu uso para finalidade estética (peeling) é profissional. Portanto, o produto não pode ser comercializado pela internet”. Diz a nota da Agência.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários