O complexo laboratorial do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) está sendo modernizado com novos equipamentos que trazem mais eficiência, precisão e agilidade para a realização de análises de materiais.
O instituto pretende aprimorar os ensaios voltados para a indústria farmacêutica, além de contribuir para expandir sua atuação e alcançar novos mercados na avaliação de materiais para a sinalização viária. Os dois novos instrumentos possuem tecnologia de ponta e oferecem resultados com alta confiança, que atendem as rigorosas normativas nacionais e internacionais para ensaios.
O valor investido totaliza R$ 341 mil, recursos do Fundo Paraná de fomento científico e tecnológico, administrado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). O montante faz parte dos investimentos que o governo estadual está destinando para o fortalecimento de projetos e programas estratégicos em 2024.
EQUIPAMENTOS – Um dos equipamentos é chamado espectrofotômetro UV-VIS. O seu diferencial é que ele possui um acessório acoplado, chamado de esfera de integração, que possibilita a realização de ensaios inéditos para o mercado farmacêutico. Importado do Japão, o equipamento conta com software moderno e tecnologia de ponta. Atualmente apenas três fornecedores mundiais possuem essa tecnologia e a fabricação é feita somente sob demanda.
“No Paraná, existem somente três equipamentos como esse, mas o Tecpar é o único laboratório público que vai prestar esse serviço para aplicação na área farmacêutica no Estado. A partir de agora poderemos oferecer uma tecnologia de ponta que não existe no Paraná. Vamos abrir um campo de potencial e pesquisa inédito no Tecpar”, diz a química e técnica em desenvolvimento tecnológico do Tecpar, Cyntia Soave.
Além da esfera de integração, o equipamento conta com outros acessórios como: suporte para análise de filmes/películas plásticas, e suporte para análises de materiais em pó, o que possibilita que o instituto possa realizar outros tipos de análises em pó e líquidos, filmes, plásticos (para a área farmacêutica e alimentícia) e sinalização viária.
Cyntia explica que o Centro de Tecnologia de Materiais do Tecpar já realiza alguns ensaios da farmacopeia brasileira em vidro grau farmacêutico, no entanto, com o novo equipamento, a unidade poderá implementar o ensaio de transmissão em vidro, atendendo a uma demanda crescente da indústria farmacêutica.
“Existem três níveis de vidro grau farmacêutico, e agora o Tecpar poderá atender a todos, devido ao nível de precisão do equipamento. Esse ensaio é importante porque o medicamento necessita de proteção contra a luz, afim de evitar a sua fotooxidação, que é a degradação pela luz. Esta análise é medida com o auxílio do espectrofotômetro UV-VIS adquirido”, pontua.
SINALIZAÇÃO VIÁRIA– O segundo equipamento é o espectrofotômetro portátil MiniScan, conhecido como medidor de cor, e será utilizado na avaliação de tintas para sinalização viária. Reconhecido mundialmente por ser extremamente preciso, este instrumento analisa, por exemplo, a composição de cores de tinta para veículos, placas ou cones, desde que a amostra apresente uma área plana de oito milímetros.
A aquisição do medidor de cor possibilita que outras soluções tecnológicas sejam acrescentadas ao portfólio do Tecpar. Uma das oportunidades é que o instituto poderá solicitar credenciamento junto à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para ser um dos laboratórios habilitados para avaliação de placas de trânsito padrão Mercosul, por exemplo.
As normativas do Mercosul determinam que apenas este equipamento pode fazer a avaliação das placas, já que elas possuem cores próprias, definidas de forma matemática e numérica. A partir de agora, o Tecpar está entre os poucos laboratórios no Brasil que possuem o instrumento e que podem ser credenciados para fazer esta avaliação de conformidade.
Com experiência de mais de quatro décadas no segmento, o Tecpar é referência em avaliações de materiais para sinalização viária, sendo o único laboratório na região Sul e um dos mais reconhecidos no Brasil a prestar esse serviço ao mercado público e privado.
Mín. 16° Máx. 37°