Quinta, 12 de Setembro de 2024
27°

Tempo nublado

Euclides da Cunha, BA

Geral Paraíba

SES promove capacitação sobre vigilância do câncer relacionado ao trabalho

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador da Paraíba (Cerest-PB), em parceria com o ...

05/09/2024 às 22h15
Por: MARCELO NOBRE Fonte: Secom Paraíba
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador da Paraíba (Cerest-PB), em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), promove, nos dias 18 e 19 de setembro, a oficina “Capacitação de Vigilância do Câncer relacionado ao Trabalho” na Paraíba. O objetivo é identificar, prevenir e minimizar os riscos de câncer relacionados ao trabalho, notificando casos para mapear e tomar medidas preventivas no estado. O curso é voltado para profissionais da saúde, vigilâncias epidemiológicas e técnicos de diversos setores do estado.

Continua após a publicidade
Anúncio

Continua após a publicidade
Anúncio

De acordo com a diretora-geral do Cerest-PB, Celeida Maria Barros, essa capacitação foi um projeto que iniciou em 2019, em parceria com o INCA e o Ministério Público do Trabalho (MPT). “De 2007 a 2022, nós só tivemos notificado, no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), apenas sete casos de adoecimentos de câncer relacionados ao trabalho. Muitos desses cânceres têm correlação com o processo de trabalho, tanto no ambiente como os produtos químicos que são usados pelos trabalhadores. A segunda causa de morte é o câncer, entre homens, e a terceira é em relação a mulheres. Então, a gente sabe que o adoecimento pelo o câncer é um problema relevante em termos de saúde pública”, explicou.

Continua após a publicidade
Anúncio

Continua após a publicidade
Anúncio

Dada a relevância dos riscos do câncer relacionados ao trabalho, bem como o impacto positivo que esta formação pode ter na saúde pública e na segurança dos trabalhadores, a SES promove essa capacitação voltada para os profissionais da rede hospitalar, especializada em saúde, centros de referência em saúde do trabalhador, vigilância em saúde (epidemiológica, sanitária e ambiental), regulação em saúde, gestores e demais profissionais da área com foco na vigilância do câncer relacionado ao trabalho.

Continua após a publicidade
Anúncio

Segundo o Cerest-PB, o principal objetivo dessa capacitação é conceituar epidemiologicamente o que é câncer relacionado ao trabalho. “Precisamos ver as prevenções e as vigilâncias, identificar quais agentes químicos, físicos e biológicos apresentados nos ambientes onde se vive e trabalha que são capazes de estarem relacionados ao surgimento do câncer. Além disso, é importante identificar as atividades econômicas e ocupacionais mais frequentes em cada território e nas diversas regiões para identificar quais os tipos de câncer de maior ocorrência para fins de priorização do processo de notificação e a gente notifica exatamente para mapear, para ver onde está e tomar medidas cabíveis para que outras pessoas não adoeçam de uma doença tão grave e na grande maioria das vezes sem ter uma cura”, destacou.

Continua após a publicidade
Anúncio

Além do INCA, vão participar do evento representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), da SES-PB, do Conselho Regional de Medicina (CRM) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB). A capacitação vai acontecer nos dias 18 de setembro, das 8h30 às 17h, e 19 de setembro, das 8h30 às 13h, no auditório do Fórum Maximiano de Figueiredo do Tribunal Regional do Trabalho - 13ª. Região, localizado na Rua Aviador Mário Vieira de Melo, 1440- João Agripino, em João Pessoa-PB.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários