Quarta, 09 de Outubro de 2024
25°

Tempo nublado

Euclides da Cunha, BA

SAÚDE URGENTE!

MPBA Revela Crise na Saúde de Euclides da Cunha: Unidades em Situação Crítica

Inspeções identificam problemas sérios em infraestrutura, falta de profissionais e insumos essenciais, destacando a urgência de ações corretivas para garantir atendimento adequado à população

10/09/2024 às 06h20 Atualizada em 10/09/2024 às 06h25
Por: MARCELO NOBRE Fonte: REDAÇÃO
Compartilhe:
Imagem MPBA
Imagem MPBA

.O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) realizou, nos dias 28 e 29 de agosto, uma série de inspeções em unidades de saúde de Euclides da Cunha, abrangendo 12 Unidades de Saúde da Família (USF), o Hospital Municipal e seu Centro de Parto Normal anexo. Sob a liderança da promotora de Justiça Laíse de Araújo Carneiro, as inspeções revelaram várias deficiências nas estruturas físicas, equipamentos e na equipe de profissionais.

Continua após a publicidade
Anúncio

O relatório das inspeções, que será encaminhado à Prefeitura Municipal, aponta que as unidades de saúde, embora algumas apresentassem condições razoáveis de higiene e estrutura, na maioria, mostraram sérias irregularidades. Entre os problemas identificados estão a presença de mofos, rachaduras e infiltrações, além da falta de insumos básicos como álcool em gel, papel toalha e sabão líquido. Também foram observadas inadequações nas salas de esterilização e nos protocolos de saúde e segurança.

Continua após a publicidade
Anúncio

A promotora Laíse Carneiro destacou que a equipe de saúde está incompleta na maioria das unidades, com apenas um técnico de enfermagem disponível. A ausência de serviços de saúde bucal e a falta de abrigo para resíduos sólidos foram outras questões críticas levantadas durante as inspeções.

Continua após a publicidade
Anúncio

A promotora enfatizou a importância do trabalho do MP na supervisão das unidades de saúde e na cobrança por melhorias. “Essas inspeções são cruciais para identificarmos as áreas que necessitam melhorias imediatas. Nosso objetivo é garantir que a população de Euclides da Cunha tenha acesso a serviços de saúde de qualidade. As ações comprovam o compromisso do MP baiano em fiscalizar e promover a melhoria contínua dos serviços de saúde pública essenciais para o bem-estar da comunidade”, afirmou. 

O relatório conclui que a Prefeitura Municipal terá um prazo de 90 dias para adotar as medidas necessárias para sanar as irregularidades encontradas. A expectativa é que as ações corretivas sejam implementadas com urgência, garantindo assim um atendimento digno e eficaz à população local.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários