Quarta, 09 de Outubro de 2024
19°

Tempo limpo

Euclides da Cunha, BA

Geral Paraíba

Governo da Paraíba moderniza Sala de Situação em Campina Grande

A Sala de Situação do Governo do Estado, espaço que monitora o tempo e o clima para prevenir eventos climáticos extremos, foi modernizada pela gerê...

30/09/2024 às 22h30
Por: MARCELO NOBRE Fonte: Secom Paraíba
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

A Sala de Situação do Governo do Estado, espaço que monitora o tempo e o clima para prevenir eventos climáticos extremos, foi modernizada pela gerência de Monitoramento e Hidrometria da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), em Campina Grande. O espaço acaba de receber um moderno telão de 5 metros de largura por 2 metros de altura, computadores de última geração, além de móveis e um sistema de som completo para videoconferências.

Continua após a publicidade
Anúncio

De acordo com o gerente de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Alexandre Magno, a modernização da Sala de Situação faz parte do processo de implementação do Sistema Estadual de Informações de Risco Agrohidroclimáticos (Seira).

Continua após a publicidade
Anúncio

“Toda essa tecnologia vai fomentar um ambiente colaborativo que divulgará nossos produtos e serviços, facilitará videoconferências e reuniões e melhorará a comunicação sobre riscos agro e meteorológicos no estado”, explicou.

Continua após a publicidade
Anúncio

Criada pela Aesa, em colaboração com o Projeto Cooperar e subsidiado pelo Banco Mundial, o Seira é uma ferramenta essencial para a gestão de riscos climáticos e agrícolas. Oferece previsões detalhadas e alertas sobre secas, inundações e outros eventos extremos, estando em fase final de desenvolvimento.

“O serviço será acessível gratuitamente por meio de um portal web, garantindo facilidade de uso para todos. Esta ferramenta permitirá ao agricultor tomar decisões mais precisas e sustentáveis. Com ela, o Governo do Estado vai melhorar o monitoramento agrohidroclimático, fortalecer o desenvolvimento rural e promover uma gestão mais eficiente dos recursos naturais”, elencou Alexandre.

O site fornecerá dados sobre a qualidade do solo e um zoneamento agrícola que identifica áreas adequadas para diferentes culturas. Além disso, a plataforma vai disponibilizar um calendário agrícola com datas recomendadas para o planejamento e informações sobre a qualidade da água dos principais corpos hídricos, oferecendo suporte essencial para a gestão agrícola na Paraíba. A expectativa é de que o Seira seja lançado ainda este ano.

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários