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Governo da Paraíba convoca candidatos aprovados em Seleção para Banco de Gestores Escolares

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) convoca, a partir desta quarta-feira (09), os candidatos aprovados na Seleção Pública para c...

09/10/2024 às 08h53
Por: MARCELO NOBRE Fonte: Secom Paraíba
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Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) convoca, a partir desta quarta-feira (09), os candidatos aprovados na Seleção Pública para composição do Banco de Gestores Escolares, destinado ao preenchimento de cargos do Diretor Escolar e Coordenador Pedagógico nas escolas da Rede Pública Estadual. A convocação, que exclui as escolas indígenas, segue as determinações da Lei Estadual nº 13.010, de 29 de dezembro de 2023, e do Edital nº 001/2024.

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Os candidatos deverão manifestar sua intenção de assumir os cargos de direção ou coordenação pedagógica entre os dias 09 e 11 de outubro de 2024. O procedimento será feito por meio de um formulário online, disponível no link www.see.pb.gov.br/selecao-gestores . Aqueles que optarem por concorrer às funções deverão indicar até três Gerências Regionais de Educação (GREs) de sua preferência para atuação.

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“A seleção pública de gestores escolares tem acontecido em diversos estados brasileiros e evidencia uma tendência crescente de profissionalização e qualificação na gestão das escolas públicas. Essa iniciativa é adotada por países com sistemas educacionais de alto desempenho, onde a liderança escolar é considerada fundamental para a melhoria da qualidade do ensino,” comentou o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho.

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Apesar de a manifestação de intenção ser um passo importante, segundo o edital, esta não garante a nomeação imediata para os cargos. As nomeações estão sujeitas ao cumprimento de todos os requisitos legais e à disponibilidade de vagas, conforme as necessidades da administração pública. Vale ressaltar que o não envio da manifestação dentro do prazo não elimina o candidato do banco de gestores, abrindo a possibilidade de convocação futura para vagas remanescentes.

“No dia 14 de outubro, a Secretaria de Educação divulgará a homologação parcial das manifestações de interesse, e os candidatos terão até o dia 15, ou seja, terça-feira, para interpor recursos, se necessário. A homologação final será publicada no dia 18 de outubro, também no site da Secretaria,” afirmou o gerente executivo de Gestão de Pessoas, Luismar Nascimento.

Ainda de acordo com o edital publicado, o processo de alocação dos candidatos respeitará, na medida do possível, as preferências indicadas pelos aprovados, levando em conta a disponibilidade de vagas e as necessidades da rede estadual. Todos os candidatos serão notificados por e-mail, conforme os dados fornecidos no ato da inscrição.

Após essa etapa, os candidatos que escolherem o cargo Diretor Escolar irão participar de uma nova etapa que será a apresentação de Plano de Gestão da escolha que pretende atuar.

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