O Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) vai ganhar novo formato em 2026. Assim como as placas de veículos, o novo modelo será alfanumérico, ou seja, terá letras e números. Com o aumento da demanda por novos registros, a medida foi anunciada pela Receita Federal nesta semana e será implementada de maneira progressiva a partir de julho de 2026.
O CNPJ é o número de identificação de uma empresa definido pela Receita Federal. Dessa maneira, é exclusivo e identifica a natureza da pessoa jurídica. Neste cadastro, há informações referentes à companhia para o acompanhamento sobre sua atuação no setor privado brasileiro.
O novo modelo continuará a ter 14 posições, porém:
“A implementação do CNPJ alfanumérico visa garantir a continuidade das políticas públicas e assegurar a disponibilidade de números de identificação, sem causar impactos técnicos significativos para a sociedade brasileira.” explica a Receita.
O novo formato afetará os CNPJs já existentes?
Não, a mudança não afetará os CNPJs já existentes. “Os números atuais permanecerão válidos, e os dígitos verificadores também não serão alterados”, afirma a Receita Federal. Portanto, a mudança só afetará novos cadastros, e os atuais permanecerão com o código numérico.
Mín. 18° Máx. 34°