Faleceu na cidade de Teixeira de Freitas (BA) o professor Edward Cabral Costa, idealizador e primeiro diretor do Educandário Oliveira Brito em 1964. Filho de dona Eurides e do Sr. João Costa, comerciante na área de padaria e derivados, Edward estudou em Salvador, onde exerceu por vários anos a nobre função de educador junto à Secretaria de Educação do Estado da Bahia.
Voltando à sua terra natal, visitou o então prefeito Antônio Batista de Carvalho e apresentou o projeto da criação do Educandário, recebendo total apoio do líder político local. Com isso, dotou a cidade e região de um destacado Centro de Educação, útil e necessário até os dias de hoje.
Por iniciativa de seu ex-aluno Benjamin Batista Filho, advogado, escritor e atual presidente da Academia de Cultura da Bahia, foi apresentado um Projeto de Resolução à Câmara de Vereadores que lhe concedeu o título honorífico de Cidadão Euclidense Emérito, um reconhecimento justo do Poder Legislativo municipal. A proposição foi assinada pelo vereador Tita da Água, presidente da Casa da Cidadania.
Seu último desejo, junto a familiares e amigos, foi o de ser sepultado em sua terra natal, que tanto amava e onde sempre foi querido como exemplo de dignidade, idealismo e exemplar profissional, tanto na área educacional quanto no Ministério Público Estadual, onde se aposentou.
Seu corpo está sendo transportado da cidade de Itamaraju, onde residia, e receberá homenagem póstuma em Euclides da Cunha. A chegada está prevista para amanhã, sexta-feira, no fim da tarde ou início da noite, onde o pranteado ficará por algum tempo no Memorial da Pax Federal.
Pedimos orações e presenças ao velório daquele que, como ele mesmo dizia: "Combati o bom combate e dentro dos meus limites e esforços, pratiquei o bem e busquei elevar as virtudes, defender a educação, com fé inabalável e esperança."
Texto de seu amigo e eterno aluno, Benjamin Batista de Macedo Filho. Euclides da Cunha, 5 de dezembro de 2024. Que Deus receba o espírito do querido mestre em luz e paz na Sua santa glória.
Mín. 18° Máx. 32°