Neste sábado (8), uma sucuri de 4,8 metros foi resgatada na central de tratamento de esgoto da embasa defronte ao Residencial Minha Casa Minha Vida (Casinhas) de Euclides da Cunha. A operação foi realizada pelos Bombeiros Voluntários Anjos do Cumbe, com o apoio de agentes de trânsito, da Guarda Municipal e de Zé da Cobra, especialista na preservação de serpentes. Um drone foi utilizado para auxiliar na localização do animal, garantindo que a captura ocorresse com segurança tanto para a equipe quanto para a própria sucuri.
O resgate foi resultado de um trabalho de monitoramento que durou quase um ano, período em que a equipe acompanhou os deslocamentos da cobra para identificar um ponto de acesso seguro para a operação. Após a captura, o animal foi levado à base da equipe de resgate, onde passou por avaliação antes de ser entregue ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). O órgão será responsável por direcionar a serpente ao seu habitat natural, garantindo sua reintegração ao meio ambiente.
Ver essa foto no Instagram
A captura da sucuri chamou a atenção da população e foi amplamente divulgada pela imprensa baiana. O caso também reacende discussões sobre a presença de animais silvestres em áreas urbanas e a importância do manejo adequado da fauna para evitar conflitos com a comunidade local.
Mín. 19° Máx. 35°