Sábado, 15 de Março de 2025
19°

Parcialmente nublado

Euclides da Cunha, BA

Geral Sergipe

Cehop conclui fiscalização das obras de restauração do prédio que abriga Museu Histórico de Sergipe

Investimentos foram de aproximadamente R$1,4 milhão e contemplaram diversos serviços

10/03/2025 às 11h54
Por: MARCELO NOBRE Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Fotos: Ascom Cehop
Fotos: Ascom Cehop

O Governo de Sergipe, por meio da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), em parceria com a Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), concluiu a fiscalização das obras de restauração e revitalização do prédio que abriga o Museu Histórico de Sergipe (MHS). Localizada na Praça São Francisco, em São Cristóvão, a edificação construída no século XVIII e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) foi sede do governo quando a cidade ainda era a capital do Estado, além de já ter abrigado cadeia, escola, hospital e residência particular.

Continua após a publicidade
Anúncio

Os serviços no espaço de 1.363,82 m² receberam investimentos na ordem de R$ 1.357.492,14, e contemplaram a restauração da estrutura em madeira da cobertura, paredes e esquadrias, recuperação do forro e da estrutura de suporte em madeira, do reboco interno e externo, muro interno, piso, escadaria do pátio interno, substituição das instalações elétricas, além da pintura interna e externa da edificação.

Continua após a publicidade
Anúncio

"O prédio faz parte da história de São Cristóvão e, por conseguinte, de Sergipe, uma vez que já foi sede de órgãos públicos. Dessa forma, além de seguir o padrão estabelecido em nossas fiscalizações, tivemos o comprometimento em monitorar cada detalhe e assegurar que todas as características originais fossem preservadas, reforçando o comprometimento do Governo do Estado em zelar pelo patrimônio público, ressalta o  diretor-presidente da Cehop, Jorge Henrique Souza. 

Continua após a publicidade
Anúncio

Engenheira civil da Cehop e fiscal da obra, Marilu Guimarães destaca que a restauração seguiu todas as determinações exigidas. "Por ser um prédio tombado e possuir detalhes específicos, os trabalhos seguiram critérios minuciosos. No entanto, a equipe técnica da Cehop junto aos profissionais do IPHAN asseguraram a precisão dos serviços e, como resultado, a revitalização do prédio representa um avanço na preservação do patrimônio histórico de Sergipe”, avalia.

Morador de São Cristóvão, o aposentado Gilvan Mendes também observou a execução da obra e a fiscalização por parte do órgão estadual. "Acreditava no sucesso do projeto porque via sempre o pessoal da Cehop monitorando os serviços e isso dava confiança pra gente que mora aqui, pois assim dava pra perceber que os trabalhos de preservação desse nosso patrimônio estariam garantidos", declara.

História 

Fundado em 1960 com o objetivo de preservar a história do povo sergipano, o museu é considerado o equipamento histórico e cultural mais antigo do Estado e tem como grande parcela do seu público, estudantes que visitam as exposições ou utilizam os acervos para pesquisas, gerando novas informações e abordagens. O acervo do MHS é composto por mobiliários, moedas raras, mapas, armas, decorações, entre outros objetos, além de pinturas de grandes nomes da história da arte no Brasil.
 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários