O deputado estadual Adolfo Menezes (PSD), ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), foi recentemente indicado para ocupar a vice-liderança da bancada governista na Casa. A nomeação foi formalizada por meio de um ofício assinado pelo atual líder do governo, deputado Rosemberg Pinto (PT), e publicado no Diário Oficial do Legislativo em 11 de março de 2025.
Esta movimentação ocorre após a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) ter mantido o afastamento de Adolfo Menezes da presidência da ALBA, decisão que impediu sua recondução ao cargo para um terceiro mandato consecutivo. Com isso, a deputada Ivana Bastos (PSD) assumiu a presidência da Assembleia.
Com a ascensão de Ivana Bastos à presidência, a 1ª vice-presidência da ALBA ficou vaga. Especula-se que o líder do governo, Rosemberg Pinto, possa ocupar essa posição, reforçando a articulação política dentro do Legislativo.
Adolfo Menezes, economista de formação, tem uma trajetória marcada por diversos cargos legislativos, incluindo passagens como vice-líder e líder de bancadas, presidente de comissões técnicas e 1º vice-presidente da Casa entre 2015 e 2017. Além disso, assumiu interinamente o governo da Bahia em duas ocasiões, nos anos de 2021 e 2022.
A indicação de Menezes para a vice-liderança do governo na ALBA reforça sua influência política e sua continuidade no cenário legislativo baiano, mesmo após as recentes mudanças na presidência da Assembleia.
Mín. 19° Máx. 35°