Terça, 24 de Junho de 2025
16°

Tempo nublado

Euclides da Cunha, BA

Cultura LBV

Cantor baiano participa de evento online e gratuito

Ex-atendido da Legião da Boa Vontade, cantor soteropolitano se apresenta em roda de conversa que debate o empoderamento de populações vulneráveis através da Assistência Social.

15/05/2025 às 19h59
Por: MARCELO NOBRE Fonte: REDAÇÃO
Compartilhe:
Foto: Reprodução / Redes Sociais
Foto: Reprodução / Redes Sociais

Uelbert Conceição, cantor, conhecido como Uel, é o novo talento do samba genuinamente soteropolitano, nascido e criado na Cidade Baixa, trilhou seus primeiros passos no universo da arte, aos 10 anos, na Legião da Boa Vontade (LBV), onde teve o primeiro e fundamental contato com a música, através das oficinas de canto, flauta e violão. Essa experiência marcante na LBV plantou a semente de sua paixão musical, que floresceu ainda mais tarde, aos 13 anos, quando ingressou no CRIA (Centro de Referência Integral de Adolescentes), onde o teatro musical refinou suas habilidades e solidificou a decisão de dedicar a vida à música e se tornar um cantor.

Hoje, aos 24 anos, com um timbre de voz singular que exala a energia do samba da Bahia, Uel é um artista do povo que carrega a batida e a força do ritmo na alma. Esse talento alcança mais de 300 milhões de seguidores nas redes sociais e números expressivos nas plataformas de streaming, em visualizações de vídeos e recebendo o reconhecimento de grandes nomes da música brasileira, como Glória Groove, Jorge Aragão, Belo, entre outros.

Continua após a publicidade
Anúncio

No próximo *dia 23 de maio*, Uel participa da 4ª edição on-line do Mesacast Social, promovido pela LBV, das 10 às 12 horas, ao vivo pelo YouTube, no perfil @LBVBrasil. O evento que faz parte das celebrações dos 75 anos de fundação da LBV, tem como tema *“Narrativas da Assistência Social: experiências de luta e o empoderamento das populações vulnerabilizadas”* e é voltado a trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), gestores, pesquisadores, estudantes e demais interessados na temática.

Continua após a publicidade
Anúncio

A proposta desta edição é dar visibilidade às experiências reais vividas por profissionais e usuários da assistência social, promovendo a troca de saberes, a reflexão crítica e a construção coletiva de estratégias para qualificar ainda mais as práticas do setor. Mais do que apresentar conceitos teóricos, o Mesacast busca ouvir as vozes que atuam na linha de frente do atendimento, as quais enfrentam diariamente os desafios das desigualdades sociais, das vulnerabilidades e da defesa dos direitos sociais, socioassistenciais e humanos.

Para a roda de conversa, o Mesacast receberá, além do *Uel,* cantor e ex-atendido pelo Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, unidade do bairro Ribeira, em Salvador/BA, a *Camila Gibin*, assistente social e educadora popular, doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com experiência em serviços e projetos sociais na área da Assistência Social e dos Direitos Humanos; atualmente, ela compõe o Núcleo de Estudo e Pesquisa Popular Samaúma (@nucleosamauma). Participarão também da *Michelle Patrici Lisboa*, psicóloga formada pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e pós-graduada em Gestalt-terapia (FASU, 2022), com 20 anos de experiência na área, sendo 14 deles dedicados à Assistência Social, e há 11 anos atuando no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na LBV.

O evento será estruturado em três eixos principais, que se mesclarão durante os diálogos:

•    Conceitos e fundamentos: abordagens sobre desigualdade, empoderamento, ética e direitos socioassistenciais;
•    Vivências profissionais: relatos sobre resistência às violações de direitos e enfrentamento de desigualdades sociais; e
•    Construção de estratégias: práticas coletivas para consolidação e ampliação de direitos.

Durante o bate-papo, serão abordados assuntos como:
•    Construção de vínculos profissionais diante de contextos fragilizados;
•    Mediação entre usuários e a rede de proteção em situações de precariedade;
•    Articulação intersetorial para garantia de direitos;
•    Promoção do protagonismo e da autonomia das populações atendidas;
•    Mobilização social como instrumento de transformação; e
•    A luta contra o estigma e a precarização da assistência social.

*Um olhar humanizado sobre a Assistência Social*

O Mesacast Social reforça a importância de reconhecer que a efetivação das políticas públicas não se limita à legislação, mas acontece no cotidiano, no encontro entre trabalhadores e usuários, nas decisões compartilhadas e na resistência diante das injustiças. Com base em experiências concretas, o evento visa aprofundar a compreensão sobre a complexidade do trabalho no SUAS, inspirando novas formas de agir e pensar a assistência social — sempre com o olhar voltado para a garantia de direitos e o fortalecimento da cidadania.

*Participe e fortaleça essa rede!*
*Evento:* MesaCast da Legião da Boa Vontade (LBV).
*Data:* 23 de maio de 2025 | *Horário:* das 10 às 12 horas
*Tema:* “Narrativas da Assistência Social: experiências de luta e o empoderamento das populações vulnerabilizadas”.
*Para quem:* trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), gestores, pesquisadores, estudantes e demais interessados na temática.
*Transmissão on-line:* Canal da LBV Brasil no YouTube (@lbvbrasil)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários