Entre os dias 14 e 16 de maio, o litoral do Nordeste brasileiro está sob alerta de perigo para chuvas intensas e volumosas, segundo informações meteorológicas recentes. A vigência do alerta vai das 18h do dia 14 até as 23h do dia 16. As condições climáticas adversas são causadas por áreas de instabilidade típicas desta época do ano, reforçadas por ventos constantes de sudeste em níveis intermediários da atmosfera, uma frente fria semi-estacionária na costa da Bahia e a proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
As nuvens carregadas devem se concentrar principalmente no litoral da Bahia, na faixa entre Pernambuco e o Ceará, e no extremo norte do Maranhão. As chuvas mais expressivas estão previstas para a costa da Paraíba e do Rio Grande do Norte, incluindo as capitais João Pessoa e Natal, onde os volumes acumulados podem variar entre 50 e 100 mm.
Além da chuva forte, são esperadas rajadas de vento moderadas a fortes, com velocidades entre 40 e 50 km/h, e mar agitado do litoral de Sergipe ao do Rio Grande do Norte.
A Climatempo alerta para riscos de alagamentos pontuais, transbordamento de córregos e rios e possibilidade de deslizamentos de terra em áreas de encosta, devido à persistência das chuvas por várias horas. A população deve redobrar a atenção, especialmente em áreas mais vulneráveis.
Mín. 13° Máx. 26°