O São João de Euclides da Cunha em 2025 foi, de forma inédita, o mais seguro de todas as suas edições. A tranquilidade vivenciada durante os festejos é resultado de um trabalho integrado entre forças de segurança pública, investimentos em tecnologia e reforço significativo do efetivo policial, o que proporcionou um ambiente de paz para moradores, turistas e milhares de forrozeiros vindos de diversos estados do país.
O comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar da Bahia (5º BPM/PMBA), tenente-coronel Roberto Sampaio, destacou que, em média, foram empregadas 100 horas de policiamento por dia durante o período festivo. As ações ocorreram em diversas frentes: patrulhamento a pé, rondas com motocicletas, rádio patrulhamento, atuação de grupos especializados, ativação de postos de abordagem e pontos de observação tanto no centro da cidade quanto nos bairros periféricos e nos acessos à Praça de Eventos.
Além do efetivo local, o evento contou com o apoio de guarnições especializadas da CIPE-Nordeste e RONDESP-Nordeste, que atuaram com operações de revista, monitoramento e presença ostensiva. A Central Integrada de Videomonitoramento utilizou câmeras com reconhecimento facial, drones e outros equipamentos de alta tecnologia, o que elevou significativamente a capacidade preventiva e de resposta rápida das forças de segurança.
Essa estrutura só foi possível, segundo o TC PM Roberto Sampaio, graças ao investimento do Governo do Estado da Bahia e ao apoio do Alto Comando da PMBA, representado pelo comandante geral Cel PM Magal
Mín. 14° Máx. 24°