O trágico acidente que vitimou o jogador Diogo Jota e seu irmão André Silva, no último dia 3 de julho de 2025, remeteu o mundo automotivo aos alarmes que já vinham sendo ativados por especialistas: falhas nos pneus são perigosas e muitas vezes fatais.
O Lamborghini Huracán em que estavam perdiu o controle após o estouro de um pneu durante uma tentativa de ultrapassagem, na autoestrada A‑52 em Zamora (Espanha). O impacto foi tão violento que o veículo pegou fogo e ambos os irmãos faleceram carbonizados.
Pneus sem sulcos perdem aderência, queimam mais rápido, são perigosos na chuva e são infração grave (multa + 5 pontos na CNH).
Pneus com mais de 5 anos podem ressecar e ter sua estrutura comprometida, mesmo que os sulcos pareçam ok. No caso de Diogo Jota, se o pneu estourou por envelhecimento ou desgaste, a perda de controle foi quase instantânea.
Quando só troca dois pneus, instale-os atrás. Pneus desgastados na traseira aumentam risco de derrapagem súbita.
Faça inspeção geral: alinhamento, balanceamento, válvulas, tampinhas e condições do estepe. Lembre-se de apertar as tampinhas após a calibragem: elas evitam entrada de sujeira na válvula.
O acidente envolvendo Diogo Jota, com pneu estourado em alta velocidade, é um alerta abrupto de que pequenas falhas — por descuido ou negligência — podem ter consequências irreversíveis.
Moral da história: seu carro depende dos pneus — trate-os como prioridade de segurança.
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