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Cuidados com pneus: o que o acidente de Diogo Jota nos ensina

Estouro durante ultrapassagem destaca riscos e os erros mais comuns na manutenção

05/07/2025 às 10h51 Atualizada em 05/07/2025 às 10h59
Por: MARCELO NOBRE Fonte: REDAÇÃO
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Foto: Reprodução / Redes Sociais
Foto: Reprodução / Redes Sociais

O trágico acidente que vitimou o jogador Diogo Jota e seu irmão André Silva, no último dia 3 de julho de 2025, remeteu o mundo automotivo aos alarmes que já vinham sendo ativados por especialistas: falhas nos pneus são perigosas e muitas vezes fatais.

O Lamborghini Huracán em que estavam perdiu o controle após o estouro de um pneu durante uma tentativa de ultrapassagem, na autoestrada A‑52 em Zamora (Espanha). O impacto foi tão violento que o veículo pegou fogo e ambos os irmãos faleceram carbonizados.

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1. Calibre corretamente – e com frequência

  • Pressão deve ser medida com os pneus frios.
  • Consulte o manual do veículo para índices ideais, variando se o carro estiver carregado.
  • Pressão errada causa superaquecimento, desgaste prematuro e risco de estouro.

2. Nunca viaje com pneus carecas

Pneus sem sulcos perdem aderência, queimam mais rápido, são perigosos na chuva e são infração grave (multa + 5 pontos na CNH).

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3. Atenção à idade dos pneus

Pneus com mais de 5 anos podem ressecar e ter sua estrutura comprometida, mesmo que os sulcos pareçam ok. No caso de Diogo Jota, se o pneu estourou por envelhecimento ou desgaste, a perda de controle foi quase instantânea.

4. Coloque os pneus novos no eixo traseiro

Quando só troca dois pneus, instale-os atrás. Pneus desgastados na traseira aumentam risco de derrapagem súbita.

5. Revisão completa antes da estrada

Faça inspeção geral: alinhamento, balanceamento, válvulas, tampinhas e condições do estepe. Lembre-se de apertar as tampinhas após a calibragem: elas evitam entrada de sujeira na válvula.

Alertas fundamentais

  •  Nunca dirija em alta velocidade com pneus suspeitos.
  •  Inspecione o pneu delante e lado oposto após qualquer pane ou vibração.
  •  Troca atrasada de pneus aumenta o risco de estouro, assim como rodar com eles mais velhos que 5 anos.
  •  Resíduos acumulados na válvula podem causar vazamento gradual — e falha em situações críticas.

O que fazer agora?

  1. Verifique a data de fabricação (DOT) gravada na lateral do pneu.
  2. Calibre e inspecione antes de viagens longas.
  3. Reponha tampinhas de válvula sempre.
  4. Troque pneus desgastados ou com mais de 5 anos, mesmo que visualmente pareçam seguros.
  5. Reforce manutenção mínima com uma revisão preventiva a cada 10 mil km.

O acidente envolvendo Diogo Jota, com pneu estourado em alta velocidade, é um alerta abrupto de que pequenas falhas — por descuido ou negligência — podem ter consequências irreversíveis.

Moral da história: seu carro depende dos pneus — trate-os como prioridade de segurança.

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